top of page

Agentes da Defesa Civil de Ilhabela participam de Ciclo de Treinamento para período de chuva


Agentes da Defesa Civil de Ilhabela participaram nesta terça-feira (24), e quarta-feira (25), do Ciclo de Treinamentos da Defesa Civil do Estado de São Paulo para o período de chuvas de verão. O treinamento é realizado em São Sebastião e é destinado aos agentes dos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que foram convidados a se inscrever por meio da plataforma virtual da escola de Defesa Civil.


Neste ano, o Ciclo de Treinamentos para Chuvas de Verão conta com oito oficinas presenciais, realizadas em todas as regiões que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil para deslizamento de terra e inundação.


As aulas são divididas em dois dias e contam com instrução técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, voltada à orientação sobre os procedimentos para o resgate de animais domésticos.


A empresa de serviços de meteorologia Climatempo também participa e discorre sobre as condições climáticas previstas para os próximos meses. O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade de São Paulo (CEPED-SP/USP) fala sobre a gestão da logística humanitária. A Divisão de Resposta da Defesa Civil de São Paulo aborda os processos necessários para a decretação da situação de emergência e estado de calamidade pública.


No segundo dia, os agentes farão uma vistoria de campo acompanhados pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com o objetivo de capacitá-los a reconhecer as características do solo e identificar sinais que antecedem os deslizamentos de terra em locais de risco a partir de conceitos geológicos e ambientais.


0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page