O mês de janeiro se mostrou o melhor em termos de aprovação de projetos para obras em Caraguatatuba não só em relação a 2021, com crescimento em torno de 35%, como também em todos os anos desde 2015.
Nos primeiros 31 dias de 2022 foram 93 projetos, que representam 13.007,75 metros quadrados, aprovados pelo Setor de Análise e Aprovação de Projetos da Secretaria de Urbanismo.
No ano passado foram 69 e, em 2020, antes de estourar a pandemia da Covid no Brasil, haviam sido 83. Em 2015, o Setor havia analisado 50 projetos, passando para 75 em 2016, 18 em 2017, 55 em 2018 e 87 em 2019.
De acordo com o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, as aprovações são desde pequenas obras a grandes empreendimentos que querem se instalar em Caraguatatuba.
Entre os pedidos analisados pelo Setor estão de novas construções, reformas, ampliações, demolições, alvará de Planta Popular, reforma com ampliação e substituição de projeto.
Este comparativo mostra uma tendência que a Secretaria de Urbanismo tem observado desde que alterou a forma de analisar a documentação, reduzindo o tempo de devolução, mas também graças ao crescimento do setor da construção civil, o menos afetado pela pandemia da Covid.
“Mesmo durante os meses que o Brasil ficou ‘fechado’ por conta da doença, percebemos no município que as pessoas procuravam regularizar a situação de suas obras e também entrando com novos projetos”, explicou o secretário.
Essa tendência tem se mantido e ele acredita que vai continuar em uma crescente. “Caraguatatuba tem se mostrado uma cidade excelente para investimento, principalmente no setor imobiliário. O prefeito Aguilar Junior tem pedido para que os processos sejam mais ágeis e, em breve, teremos novidade que vai desburocratizar ainda mais o setor”, antecipou Cardozo.
O Setor de Análise e Aprovação de Projetos conta com seis técnicos que orientam os profissionais para que instruam corretamente os processos, de forma que a aprovação possa ocorrer no prazo máximo de cinco dias.
Muitas vezes eles ligam para o profissional e mandam e-mail explicando o que falta na documentação, o que precisa ser alterado e corrigido no processo para que sejam enviados todos os documentos corretos, de forma a agilizar a análise.
Atualmente, os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos e habite-se, devem entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal e tirar as dúvidas sobre projetos de aprovação e desdobro, pessoalmente, na Secretaria de Urbanismo, na Avenida Brasil, 749, Sumaré, das 10h às 14h.
O secretário Wilber Cardozo reforçou que, com a aprovação dos projetos, além de se ter um terreno vazio a menos na cidade, cumprindo sua função social de moradia, a construção gera diversos empregos antes, durante e depois dela pronta.
留言