APAE de Ubatuba vira referência para todas as cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba
- caicaraexpressao
- 18 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

Com uma estrutura moderna e acessível, a nova Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ubatuba agora é referência para todas as cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba. A nova sede inaugurada no bairro da Estufa II, no último dia 14, é um marco importante para a inclusão e o atendimento às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.Os alunos assistidos pela instituição, acompanhados de seus familiares, foram os grandes protagonistas do evento que contou com a presença da prefeita Flavia Pascoal.
“Saímos da APAE paulista com a menor estrutura para a melhor do estado de São Paulo, graças ao apoio da nossa administração, de doações da sociedade e da atuação do deputado Márcio Alvino, que não mediu esforços para nos ajudar nessa empreitada e nos enviou recursos, por meio de uma emenda parlamentar, que possibilitou tornar esse sonho em realidade”, destacou a prefeita Flavia Pascoal. A nova instalação, com 2.200 m² de área construída e estrutura moderna e acessível, foi muito elogiada pelo público presente.
“Hoje comemoramos dois grandes feitos: um é a inauguração da sede e o outro é a união de pessoas, entidades e empresas que tornou essa importante construção uma realidade”, discursou o presidente da APAE de Ubatuba, Candido de Moura.
Com investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, fruto de emenda parlamentar, verbas do próprio município e, principalmente, de doações e arrecadações de eventos, a nova instalação tem capacidade para atender até 300 alunos.
“A estrutura ficou muito bonita e me deixa tranquila saber que meu enteado será muito bem cuidado e atendido aqui”, destacou Sulamita Rodrigues, que mora do bairro Cachoeira dos Macacos, na região Oeste, e fez questão de ir prestigiar a inauguração.
Estrutura
O novo espaço está equipado com 10 salas de aula, uma clínica, um centro de convivência, piscina, refeitório e auditório. O prédio fica na Estrada Benedito Alves da Silva, na Estufa II.
Além de ampliar e melhorar os serviços oferecidos, a sede proporcionará mais conforto e oportunidades de desenvolvimento aos assistidos.
“Ubatuba conta agora com uma instituição de grande magnitude e qualidade. Muito nos enobrece e incentiva a continuar esse árduo trabalho. Poucas APAEs têm uma estrutura como essa, que será referência para todos”, ressaltou o vice-presidente da Federação das APAEs do Estado de São Paulo (FEAPAES/SP), Manoel Braga, que esteve presente no evento de inauguração do prédio.
Novos projetos
Após a inauguração, o presidente da APAE anunciou que os próximos projetos da Associação será a construção, no mesmo terreno, de uma quadra e de uma “Casa Lar”.
“Precisamos de um espaço voltado para abrigar nossos alunos em casos de necessidade, como por exemplo, o falecimento de seus cuidadores”, explicou Moura sobre o projeto Casa Lar, que deverá ter um espaço de acolhimento para o público feminino e masculino.
Comentários