top of page

Avenidas importantes de Caraguatatuba ganham novos pontos de iluminação


Foto: Cláudio Gomes/PMC

Duas importantes avenidas que ligam os bairros Tinga e Poiares receberam nova iluminação nesta segunda-feira (6). O serviço foi realizado pela Secretaria de Obras Públicas, por meio da concessionária de iluminação pública Caraguá Luz.


Segundo a Secretaria de Obras, a Avenida João Jacinto da Silva tinha uma iluminação parcial e não era compatível com a real necessidade, já que a via é movimentada por conta da grande circulação de veículos, pedestres e ciclistas.


Já a iluminação da Avenida Presidente Prudente de Morais foi expandida. As luminárias que existiam no local não supriam a necessidade da via.


A Secretaria de Obras também concluiu a iluminação pública na Avenida Brasília, no Jardim Jaqueira, e na ciclovia da Avenida Guilherme de Almeida, no Morro do Algodão.


Imagem de Santo Antonio, Complexo Turístico do Camaroeiro

A Secretaria de Obras Públicas prevê entregar até o final do ano a iluminação da imagem de Santo Antonio, do Complexo Turístico do Camaroeiro e da trilha que dá acesso à Praia do Garcez (Pedra da Freira).

A pasta também quer implantar, ainda neste mês, a nova iluminação do canteiro central da avenida da praia entre o Camaroeiro e a Martim de Sá.

As luminárias LED serão instaladas em suportes com características semelhantes às da bromélia que dá nome à cidade (Caraguatá). Os suportes serão instalados em todo o canteiro central da orla da praia, substituindo os antigos.

A iluminação da imagem de Santo Antonio será por meio de sistema de energia solar uma vez que não há energia elétrica no local. De acordo com a Caraguá Luz, serão instaladas placas (fotovoltaica) capazes de captar a iluminação do sol e a transformá-la em energia elétrica.

Um conjunto de baterias será carregado durante o dia e descarregado à noite, fazendo com que as luminárias de LED acendam no período noturno. Esse é um sistema de energia limpa e renovável. Para iluminar o espaço e bancos ao redor, serão utilizadas sete luminárias LED de 50W e dois projetores de 300W para a imagem.

Na primeira fase, o Complexo Turístico do Camaroeiro ganha iluminação na rampa de acesso e no espaço de lazer do mirante.

Ir à Praia do Garcez durante a noite ficará mais fácil. Isso porque a trilha que dá acesso ao local, que é conhecido pela Pedra da Freira, receberá 13 postes de iluminação pública. O trecho era escuro e não possuía iluminação alguma.

O diferencial da obra está na criação de um suporte específico para viabilizar a instalação da iluminação. O suporte, que está sendo desenvolvido pela própria Caraguá Luz, irá auxiliar a fixação dos postes na escada já que o local é extremamente rochoso.

Caraguatatuba continua avançando. E em breve 100% da iluminação pública será apenas com luminárias LED.



0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page