Caraguatatuba realizou diversas ações em alusão ao Dia Nacional do Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita na última semana. Elas envolveram a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) e rede de Atenção Básica de Saúde.
Somente na última semana (dias 13, 14 e 15), 33 enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passaram por capacitações, além de 25 médicos da rede.
No sábado (16), a UAMI realizou uma ação na Praça Candido Mota, no Centro. As pessoas que passavam pelo local recebiam panfletos e instruções de como e onde realizar os testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Durante os encontros, foram abordados assuntos como, por exemplo, o conceito de sífilis adquirida, sífilis em gestantes e sífilis congênita, quando a transmissão passa da mãe para o feto.
Outro tema muito pertinente na capacitação foi quanto ao tratamento. A sífilis, se tratada inadequadamente, pode causar uma série de complicações. Os demais assuntos foram: sinais e sintomas; tratamento; busca ativa de pacientes e de seus respectivos parceiros; tipos de exames para detecção, principalmente em gestantes.
Os profissionais também receberam orientações em relação aos protocolos de enfrentamento da sífilis, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e quais são as estratégias para prevenção e detecção precoce da infecção.
Os encontros foram conduzidos pelas profissionais Janaína Guedes, assessora técnica de saúde publica; Alexandra Freitas, coordenadora da Atenção Básica; Ceci Penteado, da Vigilância Epidemiológica e a médica infectologista Natalia Fernanda Bacellar.
Para a coordenadora da Atenção Básica, as informações sobre a sífilis são de utilidade pública, independente da faixa etária, da classe social e gênero. “Eu espero que os profissionais realizem as buscas ativas, que facilitem o atendimento dos parceiros e contribuam com a adesão ao tratamento de todas as gestantes”, contou.
Alexandra ainda explicou que “a doença gera consequências irreversíveis para o bebê, por isso é imprescindível que os profissionais saibam de todas as informações sobre a sífilis”.
Testes rápidos
O teste é ofertado, gratuitamente, e realizado de forma sigilosa. Ele está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a quinta-feira. Na UAMI, o teste pode ser realizado nos mesmo dias, das 9h às 15h.
Qualquer pessoa, a partir dos 12 anos, que possua uma vida sexual ativa ou que tenha sido exposta a alguma situação de risco pode fazer o teste.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que possui cura. Seu tratamento é rápido, eficaz, gratuito e está disponível em toda a rede municipal de saúde.
תגובות