top of page

Caraguatatuba é finalista do Prêmio Cidades Excelentes e se destaca na RMVale


A cidade de Caraguatatuba foi uma das finalistas estaduais do Prêmio Band Cidades Excelentes, que visa reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos municípios brasileiros. A cerimônia de premiação ocorreu neste domingo (12) na sede da TV Bandeirantes, em São Paulo.


O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne informações públicas mais atualizadas em todos os municípios do país.


Essa plataforma é estrutura com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.


As cidades excelentes são municípios que podem ser equiparados como municípios de referência, através suas características progressistas, que quando combinadas são capazes de gerar um alto nível de desenvolvimento humano. Nelas são oferecidos serviços públicos de qualidade a população.


Uma cidade que pratica a excelência da gestão municipal promove o equilíbrio do Ciclo Virtuoso de Desenvolvimento Humano, o qual é caracterizado pela atuação interdependente dos cinco pilares informativos: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento e Ordem Pública.


Nos índices gerais, a cidade atingiu a nota 70,48 e ficou em segundo lugar na Região Metropolitana do Vale e Litoral, ficando atrás apenas de São José dos Campos.


Dos seis itens avaliados, Caraguatatuba foi a melhor do Litoral Norte em cinco itens: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Sustentabilidade.


Individualmente, o destaque foi para os itens Saúde e Bem Estar (1º lugar no Litoral Norte; 1º lugar na RMVale e 83º no Estado de São Paulo) e Educação (1º lugar no Litoral Norte; 2º lugar na RMVale e 16º no Estado de São Paulo).


“O Prêmio Cidades Excelentes nos dá um norte de indicadores das áreas que precisamos melhorar nas cidades. É um orgulho estar entre os melhores do Estado de São Paulo. Agrademos aos secretários municipais e ao trabalho dos servidores públicos chegamos a esse importante resultado”, disse o prefeito Aguilar Junior.


0 visualização0 comentário

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page