top of page

Caraguatatuba avança na Gestão de Resíduos com mudas e sinalização no Pontal Santamarina

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em parceria com o Programa de Educação Ambiental da UTGCA e a comunidade local, deu mais um passo importante na gestão de resíduos do município com a realização de uma ação no bairro Pontal Santamarina, no último sábado (09/11).

 

A atividade integra as iniciativas do programa "Descarte essa Ideia" e teve como foco sensibilizar a população sobre o descarte correto de resíduos, além de promover o embelezamento e a revitalização da área. Para a ação, foram doadas 28 mudas de árvores nativas, sendo 18 de pequeno porte e 10 de pequeno/médio porte, além de sete placas educativas com mensagens de conscientização ambiental.



 As placas incluem QR Codes que direcionam os moradores aos ecopontos mais próximos para o descarte adequado de resíduos. O plantio das mudas e a instalação das placas foram realizados de forma colaborativa pela própria comunidade, reforçando o espírito de coletividade e o senso de pertencimento local.

 

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) também esteve envolvida, disponibilizando uma retroescavadeira para dar suporte no trabalho de preparação do solo e instalação das placas.

 

A ação foi planejada após uma reunião com os moradores em outubro, quando a administração municipal ouviu as necessidades e sugestões da comunidade, que identificou os pontos mais críticos de descarte irregular de resíduos no bairro.

 

Apesar dos esforços, a conscientização sobre a gestão de resíduos enfrenta desafios. Um dia após a ação, alguns moradores relataram o descarte indevido de lixo nos locais onde as placas foram instaladas. “Infelizmente, algumas pessoas ainda não compreendem a importância dessas ações ou não respeitam o trabalho dos outros. É uma pena”, disse um morador.

 

A Prefeitura de Caraguatatuba segue firme no compromisso de intensificar o programa "Descarte essa Ideia". A Secretaria de Meio Ambiente reforça a importância da participação popular neste processo.

 

O projeto realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, aliada a outras secretarias municipais, tem o intuito de conscientizar os munícipes sobre os malefícios do descarte irregular, reforçando, inclusive, a penalidade a quem faz o despejo ilegal em via pública.

 

A fiscalização foi redobrada no município pelos agentes ambientais e fiscais de posturas, que já têm identificado os responsáveis, se não por flagrante, por meio do nexo causal.

 

O trabalho atende o que é preconizado na Lei Municipal n°1.144/80 (Código de Posturas). A multa para quem comete esse tipo de delito é de 460 VRM’s, o equivalente a R$ 2.116,00.

 

Além de mapear os pontos de descarte irregular e alertar a população por meio dos termos de cientificação, o projeto prevê plantios de mudas de árvores e espécies nativas nos pontos viciados, uma ação que contar com o envolvimento ativo de moradores e até crianças da rede municipal de ensino. O objetivo é restaurar as áreas degradas, desestimulando o descarte incorreto.

 

5 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page