top of page

Caraguatatuba recebe idosos de Cunha e reforça turismo social com programação de integração

Nesta semana, Caraguatatuba recebeu um grupo de idosos da cidade de Cunha para uma experiência que vai além do turismo tradicional. A visita integra o programa “Interior na Praia com a Melhor Idade”, iniciativa que promove o intercâmbio entre municípios e proporciona vivências que estimulam o convívio social, o bem-estar e o envelhecimento ativo.


Ao longo da estadia, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer diferentes atrativos da cidade, em uma programação pensada para unir lazer, cultura e qualidade de vida. Entre as atividades, estiveram passeios por pontos turísticos, trilhas em meio à natureza no Parque Estadual Serra do Mar, visitas a espaços culturais e momentos de contemplação em locais como o Mirante do Camaroeiro. A agenda também incluiu atividades na praia, com banho de mar e práticas esportivas adaptadas, ampliando o acesso dos idosos a experiências muitas vezes inéditas .


Um dos destaques foi o luau na praia, promovido pelo Fundo Social de Caraguatatuba, que reuniu visitantes e idosos atendidos pela rede municipal em uma noite de integração. Com música, apresentações culturais e um ambiente acolhedor à beira-mar, o encontro proporcionou troca de experiências e momentos de convivência, reforçando o caráter humano e afetivo da iniciativa.


A experiência também marcou os participantes. “Eu nunca tinha visto o mar de perto. Foi emocionante colocar o pé na água, participar das atividades e conhecer pessoas novas. A gente volta para casa com o coração leve e cheio de histórias para contar”, disse dona Maria Aparecida, de 68 anos, integrante do grupo de Cunha.


A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Caraguatatuba, Talita Carneiro, destacou a importância de oferecer experiências que marcam a vida dos participantes. “É uma alegria poder receber cada um de vocês e proporcionar todas as atividades que nos comprometemos a realizar. Esperamos que essa parceria possibilite novas experiências e outros momentos de integração”, afirmou .

O secretário de Assistência Social, Marcelo Paiva, ressaltou o cuidado na construção do programa. “Essa é uma iniciativa preparada com dedicação pelas equipes, com foco no acolhimento e no bem-estar da pessoa idosa. São dias pensados para garantir experiências positivas e fortalecer vínculos”, disse .


Além de proporcionar lazer, o programa reforça o papel do turismo social como política pública, ao ampliar o acesso da população idosa a atividades culturais e turísticas. A proposta também fortalece a integração entre cidades e contribui para a valorização da pessoa idosa, que passa a ocupar espaços de protagonismo em ações que estimulam autonomia, convivência e qualidade de vida.

 

Comentários


Post: Blog2_Post
icon_Prancheta 1.png

©2021 Expressão Caiçara. Todos os direitos reservados

bottom of page