Encerrando seu oitavo ano de
gestão à frente da Prefeitura de São Sebastião, Felipe Augusto consagra o Carnaval 2024 como o maior da história do Litoral Norte. Desde 2017, o prefeito dedicou-se incansavelmente para proporcionar uma festa grandiosa e inclusiva que envolvesse todas as regiões da cidade.
Com uma programação extensa e diversificada preparada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), o Carnaval agitou a cidade de Costa Sul à Costa Norte, reunindo milhares de pessoas em seis dias de folia, de 8 a 13 de fevereiro.
Felipe Augusto classificou A festividade como uma celebração à vida, ressaltando a importância de trazer alegria e animação para a população após os desafios enfrentados nos últimos anos. Em 2023, a folia foi interrompida devido a uma chuva histórica que devastou a cidade, enquanto em 2021 e 2022, o Carnaval precisou ser interrompido devido à pandemia de Covid-19.
O Carnaval 2024 contou com uma programação diversificada para todos os gostos e idades, incluindo Bailes e Blocos Carnavalescos, shows de renomados artistas, Carnamar, Concurso de Fantasias Infantis, Carnapet, Desfile das Escolas de Samba e muito mais.
A festividade se estendeu por 14 pontos diferentes da cidade, abrangendo desde Boraceia até Boiçucanga, passando por Barra do Una, Cambury, Maresias, Paúba, Barequeçaba, Praia Grande (Balneário dos Trabalhadores), Praia Preta do Centro, Arrastão, Centro Histórico, São Francisco e Enseada.
A abertura oficial na sexta-feira (9) foi marcada pela entrega simbólica da chave da cidade à corte carnavalesca, seguida pelos shows de Netinho da Bahia, na Rua da Praia, e Gilmelândia, na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga.
O tradicional Bloco dos Sujos, o maior bloco de rua do Litoral Norte de São Paulo, foi o destaque, lotando a Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião. A animação foi comandada por dois trios elétricos ao som da Banda Filds, reunindo mais de 70 mil foliões. O sucesso se estendeu aos demais blocos, que ocuparam as ruas de norte a sul do município, arrastando milhares de pessoas.
O Carnapet, com recorde de participações, contou com 64 inscritos, destacando-se a participação de um jabuti fantasiado de dinossauro. O 31⁰ Carnamar de São Sebastião reuniu centenas de foliões no domingo (11), distribuindo mais de R$ 20 mil em prêmios e consolidando-se como o maior desfile de embarcações decoradas para a folia no Estado de São Paulo.
O Desfile das Escolas de Samba de São Sebastião, realizado no terceiro dia de Carnaval, teve quatro agremiações que encantaram o público com carros alegóricos e fantasias no Complexo Turístico da Rua da Praia.
A cerimônia de premiação, ocorrida na terça-feira (13), consagrou a Ki-Fogo do Pontal da Cruz como a grande campeã do Carnaval 2024. A escola trouxe para a avenida o samba enredo ‘O dia em que a terra chorou”, que conta uma história antiga de um pajé que previa um desastre climático onde a terra choraria. Após a premiação, os integrantes subiram ao palco da Rua da Praia para um show de comemoração.
Felipe Augusto expressou sua satisfação com o sucesso do evento, agradecendo a todos os participantes e destacando o clima de festividade que se instalou no município. Enfatizou a importância de priorizar a segurança de todos e agradeceu às equipes organizadoras, secretarias envolvidas, equipes de limpeza e artistas locais que contribuíram para fazer deste o melhor Carnaval da história do município.
"Este Carnaval é histórico, na sua grandiosidade, com mais de 100 atrações em 14 pontos da cidade, e pela abertura, na região central e na Costa Sul do município, simultaneamente, com muita alegria e celebração à vida", declarou Felipe Augusto.
Comments