top of page

Chuva causa mortes, desmoronamentos e coloca o Litoral em estado de calamidade pública


O Litoral Norte Paulista sofreu com a forte chuva ocorrida na madrugada deste domingo (19), que ocasionou até a manhã desta segunda-feira 37 mortes, sendo 36 em São Sebastião e uma em Ubatuba. Em Caraguatatuba, ações estão sendo realizadas para arrecadação de roupas e donativos, e o carnaval foi cancelado. Ilhabela está em estado de atenção.


De acordo com o Governo do Estado, mais de 550 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas. Até a noite de domingo, havia ao menos 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas, que precisaram ser encaminhadas para abrigos públicos.


O governador Tarcísio de Freitas esteve na região e decretou estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga.


O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a São Sebastião na manhã desta segunda-feira e está em reunião com o Comitê de Gerenciamento de Crise criado por conta da tragédia deste último final de semana.


O temporal causou pontos de alagamento e deslizamentos, deixando diversas vias interditadas devido à queda de barreiras. A Rodovia dos Tamoios chegou a ficar horas bloqueadas na estrada de descida.



São Sebastião

O município de São Sebastião foi o que mais sofreu com as chuvas na região. 36 mortes já foram confirmadas e ainda há desaparecidos. O prefeito Felipe Augusto, decretou, nesta segunda-feira (20), luto oficial de sete dias. Por conta disso, festividades de carnaval que estavam previstas para acontecer na cidade até amanhã (21), também foram canceladas, dadas as proporções dos acontecimentos.

Os bairros Barra do Sahy e Juquehy, na Costa Sul, foram os mais afetados e ficaram isolados por conta da queda de barreiras e deslizamentos na BR 101 (Rio-Santos), única via de locomoção nessa região. Os serviços de água, luz e telefonia estão comprometidos em razão de queda de postes, além do carreamento de sedimentos para estações de tratamento de água, comprometendo sua qualidade.


O Governo do Estado de São Paulo enviou apoio de 53 viaturas do Corpo de Bombeiros, dois cães farejadores, 53 maquinários, sete helicópteros Águia da Polícia Militar, além de outras duas aeronaves do exército brasileiro. Nesta segunda-feira (20), mais três Águias da PM deverão chegar em São Sebastião.


Ilhabela


O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), colocou a Região Sul de Ilhabela em estado de atenção devido a forte chuva (336mm); a Defesa Civil da cidade está na região atendendo às ocorrências, com muitas quedas de galhos e postes da rede elétrica e segue monitorando as áreas de risco. Toninho Colucci realizou uma vistoria na Região Sul e no Camarão no domingo, áreas mais afetadas pela chuva. No momento não há desabrigados, apesar da água ter invadido algumas casas, não houve a interdição de imóveis e os moradores realizam a limpeza. Para essas famílias, o Fundo Social de Solidariedade já enviou e está arrecadando produtos de limpeza, roupas, colchões e produtos de higiene, que podem ser entregues na sede da instituição que fica na Rua Guaiamu, 56 – Perequê.


Caraguatatuba


O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na noite deste domingo (19/2) que todos os eventos do Carnaval 2023 foram cancelados. Ele reuniu equipes de diversas secretarias municipais na manhã desta segunda-feira, que vão atender as famílias atingidas pelas chuvas nas três regiões da cidade. As estratégias foram traçadas no Centro Esportivo Municipal, local que recebe as doações organizadas pelo Fundo Social de Solidariedade. Equipes já se deslocaram para as Regiões Norte, Sul e Central para levar comida, material de limpeza, cama e banho para às famílias afetadas pelas chuvas.


Ubatuba

De acordo com a Defesa Civil de Ubatuba, a chuva provocou interdições em trechos da rodovia Rio- Santos nos dois sentidos, devido a uma queda de barreira, bloqueando a pista. Alguns pontos da cidade também estão alagados. Uma criança de sete anos morreu, na madrugada de domingo, após sua casa ser atingida por uma pedra que deslizou no Bairro Estufa II.



5 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page