Após as fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte nos dias 18 e 19 de fevereiro, a Prefeitura de Ilhabela tem avançado com as obras de recuperação dos pontos mais atingidos e trabalha com recursos e equipes próprios em caráter de urgência.
Vários trechos da rodovia SP131, única via de acesso do centro aos bairros da região sul, sofreram escorregamento de encosta, rompimento de drenagem e comprometimento do asfalto, com cerca de 17 km atingidos, sendo o ponto mais crítico o trecho na altura do Bairro Veloso, onde houve o rompimento do asfalto com a força da enxurrada. A municipalidade trabalha de forma emergencial desde o dia seguinte à chuva para garantir a liberação da via que segue em meia pista com tráfego no sistema pare e siga.
Um levantamento mais específico de outras intervenções que serão necessárias está sendo realizado pela equipe da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano e deve entrar no rol de ações tão logo esteja finalizado.
Na última quinta-feira (23/2), Toninho Colucci esteve em Ubatuba com os ministros Márcio França (Portos e Aeroportos) e Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional). No encontro, o prefeito apresentou demandas de Ilhabela para a prevenção e proteção da população e da cidade em casos de eventos extremos.
“É essencial que tenhamos agilidade para o aporte dos recursos para a construção das moradias, já estimados em R$ 32 milhões. Temos adotado todas as medidas necessárias para evitar construções irregulares em áreas de risco. Criamos uma Secretaria de Habitação e Gestão Territorial para enfrentar os desafios inerentes a esta área de atuação do poder público. Com o apoio de robusta ação de fiscalização e de tecnologia, agimos de forma preventiva e não há registro de ocorrência com vítima em nossa cidade com as recentes chuvas”, destacou o prefeito em ofício entregue ao Ministro Waldez Góes.
Comments