top of page
Foto do escritorcaicaraexpressao

GCM de Caraguatatuba comemora queda nos índices de criminalidade


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba está comemorando um ano de sua implantação e os reflexos positivos do seu trabalho no município, integrado às forças policiais, já são apontados nas estatísticas.


Dados comparativos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam uma queda nos índices de criminalidade, referentes às ocorrências de 2022 e 2023. Destacando que a GCM foi implantada em dezembro de 2022.


As estatísticas da SSP apontam que os furtos tiveram uma queda considerável, passando de 1.738 em 2022 para 1.249 em 2023. Já os roubos caíram de 354 em 2022 para 266 em 2023, assim como os roubos de veículos, passando de 31 no ano passado para 12 este ano.


Mais dados indicam que houve diminuição nos casos de estupro (de 89 em 2022 para 65 em 2023) e de vítimas de homicídio doloso (31 em 2022 e 24 em 2023). Tentativas de homicídio foram 32 em 2022 e 25 em 2023, assim como lesão corporal seguida de morte, houve um caso em 2022 e nenhum em 2023.


Benfeitorias para mais segurança


Diversas benfeitorias vêm sendo implantadas ao longo do período, que vão desde o trabalho da GCM em apoio a Polícia Militar, como também criação do Centro de Operações e Inteligência (COI), espaço em que é possível visualizar a cidade e consequentemente mapear, através de equipe multidisciplinar: AFT, GCM e PM as áreas que possuem as câmeras de monitoramento, uma importante ferramenta na prevenção de crimes e ocorrências de acidentes.


Além disso, com a GCM, o patrulhamento preventivo nas escolas foi intensificado e o atendimento de vítimas de violência passou também a ser feito por meio dos aplicativos SOS Escola e Caraguá Pra Elas, com a implantação do botão do pânico.


Os investimentos na corporação prosseguem e a GCM, formada por 63 integrantes, recebeu uniformes, armamentos, viaturas e motos. Periodicamente a GCM tm também recebido formação por meio de palestras e cursos de aperfeiçoamento.


O prefeito Aguilar Junior lembra que a segurança pública é uma obrigação do Estado, mas comemora a queda dos índices de violência e criminalidade no município. “A criação da GCM é fator determinante para essa queda na criminalidade e sabemos o tamanho dos esforços que empreendemos para sua criação. Hoje, colhemos os frutos positivos desse trabalho, na certeza de que ainda podemos melhorar e vamos trabalhar firmemente para isso”.



17 visualizações0 comentário

Commentaires


Post: Blog2_Post
bottom of page