top of page

GCM faz balanço positivo de atuação neste primeiro semestre




A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, implantada em dezembro de 2022, faz um balanço positivo de sua atuação nesse primeiro semestre de 2023. Em seu trabalho de apoio às forças policiais, contabiliza de janeiro a junho mais de sete mil serviços realizados, entre ocorrências, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares, entre outros.


Foram 402 ações em apoio às secretarias municipais, 36 ocorrências, 259 ocorrências resolvidas no local, dois atendimentos de ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, oito indivíduos presos, 372 rondas em pontos turísticos, quatro veículos/motocicletas recuperados e 5.857 rondas escolares.


Em atuação conjunta com o Centro de Operações de Inteligência (COI), a GCM totaliza, também de janeiro a junho, 21 ocorrências em todo o município. Foram oito casos de furto, um caso de apropriação indébita, quatro registros de automóveis dublês, três placas adulteradas e sete pessoas/veículos procurados e detectados.


Índices em queda


Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam uma queda nos crimes de latrocínio, estupro de vulnerável, roubos, roubos de veículos e furtos em Caraguatatuba. Os dados se referem às ocorrências de janeiro a maio de 2022 (antes da implantação da Guarda Civil Municipal), em comparação com janeiro a maio de 2023 (com a GCM).


Os investimentos na corporação prosseguem e a GCM, formada por 66 integrantes, recebeu uniformes, armamentos, viaturas e motos. Atualmente, a corporação trabalha com oito viaturas e seis motocicletas 0km, sendo que, duas foram entregues recentemente pelo prefeito.


“Embora seja uma responsabilidade do Estado, o município tem investido em segurança pública”, destaca Aguilar Junior. “Criamos a GCM, implantamos as câmeras de monitoramento, temos a Atividade Delegada e somos parceiros das Polícias Civil e Militar, seja com aluguéis, reformas de prédios, manutenção de veículos e apoios nas operações especiais e de verão. Juntando as forças de segurança, temos alcançado a diminuição dos índices. A população de Caraguatatuba merece segurança”.


0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page