top of page

Ilhabela celebra Semana da Cultura Caiçara com diversas festividades tradicionais

 




A Prefeitura de Ilhabela realiza a Semana da Cultura Caiçara entre os dias 17 e 19 de maio com diversas festividades tradicionais, shows musicais e a Congada de São Benedito, a maior manifestação cultural da cidade, que completa 230 anos este ano.


 A Congada de São Benedito é realizada pela Associação de Congueiros de Ilhabela, uma tradição passada de pai para filho e que conta com o apoio de Prefeitura de Ilhabela. Conforme os registros do arquivo do Estado de São Paulo, a ação existe desde 1794 e movimenta as ruas da Vila (Centro Histórico) com os “bailes”, ao som de atabaques e marimbas de madeira.


 A dramatização retrata a disputa entre os fidalgos do Rei de Congo, também chamados cristãos, e os mouros do exército do Embaixador de Luanda, considerados não batizados ou pagãos, para homenagear São Benedito.


 Com forte influência africana bantu, foi trazida ao município de Ilhabela em meados de 1785 pelo escravizado Roldão Antônio de Jesus, vindo da África para a fazenda Morro do Espinho, localizada no bairro da Cocaia, região central de Ilhabela. De acordo com a versão contada pelos representantes da Congada, a história se desenvolve na disputa entre Pai e Filho pelo direito de homenagear o Santo Benedito em suas diferentes formas de cantar e de dançar.  


Levantamento do Mastro

O ponto inicial de toda essa festa é o Levantamento do Mastro. A cerimônia começa com uma procissão pelas ruas da Vila ao som da marimba, atabaques, repicar dos sinos da Igreja Matriz e foguetório. Ao final desta cerimônia, é servida a “concertada”, bebida típica à base de folhas de laranjeira e limoeiro, canela e cravo socados, rapadura e cachaça.

 

Ucharia

Outra atração de destaque na festa é a Ucharia, almoço comunitário realizado pelas famílias dos congueiros e devotos de São Benedito, com alimentos doados em campanha de arrecadação, servido a todos que prestigiam o evento.

 

O termo “ucharia” significa “despensa da casa real” e remete ao lugar onde é tradicionalmente oferecido o almoço. É ligado diretamente à vida de São Benedito, negro, filho de escravizados que se dedicou à vida religiosa e foi cozinheiro do mosteiro em que viveu. Praticou muita caridade, entre elas a distribuição de comida aos menos abastados de sua época.

 

Shows Musicais

No Centro Cultural da Vila, a Prefeitura de Ilhabela promove a festa social da Semana da Cultura Caiçara. Além das bandas locais que se apresentam, o destaque vai para a apresentação da dupla Hugo & Tiago na sexta (17), o grupo de pagode Soweto no sábado (18) e, no domingo (19), a banda local Pop Music.

 

Confira a programação completa da Semana de Cultura Caiçara de Ilhabela: 

Sexta, 17 de maio

17h – Levantamento do Mastro de São BeneditoPraça Alfredo Oliani – Em frente ao Cruzeiro da Igreja Matriz – Centro18h – Distribuição de Bolo e Concertada de São Benedito18h30 – Filme “O Último Baile”Praça Cel. Julião - CentroFesta Social (Centro Cultural da Vila)19h30 – Siriani20h50 – Roney Alves22h – Show Hugo & Tiago 

Sábado, 18 de maio

CONGADA9h – Baile do CongosPraça Alfredo Oliani – Em frente ao Cruzeiro da Igreja Matriz – Centro10h – Baile do CongosPraça Cel. Julião – Centro11h – Baile do CongosRua da Padroeira – Centro12h – Ucharia14h – Baile do CongosRua Dr. Carvalho – Centro15h – Baile do CongosRua Dr. Carvalho – Centro16h – Baile do CongosRua Dr. Carvalho – CentroFesta Social (Centro Cultural da Vila)19h30 – Diniz & Banda20h50 – Mais Simpatia22h – Show Soweto 


Domingo, 19 de maio

CONGADA10h – Baile do CongosPraça Alfredo Oliani – Em frente ao Cruzeiro da Igreja Matriz - Centro10h45 – Baile do CongosPraça Alfredo Oliani – Em frente ao Cruzeiro da Igreja Matriz – Centro11h30 – Baile do CongosRua da Padroeira – Centro12h – Ucharia14h30 – Baile do CongosRua do Meio – Centro15h30 – Baile do CongosRua da Padroeira16h30 – Baile do CongosRua São Benedito – Centro18h – Procissão de São Benedito com queima de fogos (sem estampido)Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso


Festa Social (Centro Cultural da Vila)19h30 – Effe Brasil21h – Pop Music


0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page