A região sul de Ilhabela, conhecida pelas belas praias e atrativos turísticos, está prestes a dar um salto significativo em termos de qualidade de vida para sua população. A gestão do Prefeito Toninho Colucci trabalha em ritmo forte na obra do novo acesso viário e cicloviário.
Com uma visão voltada para o bem-estar dos moradores de Ilhabela Colucci destaca a importância dessa iniciativa: "Nossa gestão tem o compromisso de promover uma melhoria efetiva na qualidade de vida dos cidadãos de Ilhabela. O novo acesso à região sul é um exemplo concreto desses esforços que trarão benefícios duradouros e significativos para toda a cidade".
A obra contempla a readequação geométrica do traçado, melhorias no sistema viário e troca de pavimentação, incluindo a duplicação do início do trecho que leva à região sul, visando proporcionar um fluxo de tráfego mais fluído e seguro. Com isso, espera-se reduzir o tempo de deslocamento e minimizar os congestionamentos, tão comuns durante a temporada de verão, quando a cidade recebe um grande fluxo de visitantes.
Calçadas acessíveis e ciclovia
Um dos aspectos mais significativos desse projeto é a construção de calçadas acessíveis ao longo de todo o percurso. Essa medida visa garantir a mobilidade e a segurança de todos os pedestres, especialmente aqueles com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, a inclusão de uma nova ciclovia, que se estenderá da Praça do Mapa, na Barra Velha, até a Praia da Ilha das Cabras (Pedras Míudas), representa um passo importante para a promoção da mobilidade sustentável, estimulando o uso de bicicletas como meio de transporte alternativo, saudável e ecologicamente correto.
O investimento na obra é de aproximadamente R$ 69 milhões e previsão de conclusão para o segundo semestre de 2024. O novo acesso à região sul trará uma verdadeira transformação para a região. Os moradores poderão contar com uma infraestrutura moderna e eficiente, facilitando seus deslocamentos diários e promovendo uma maior integração entre os bairros, com destaque para a Barra Velha. A Prefeitura de Ilhabela ressalta que, durante o período da obra, trechos da rodovia funcionará no Sistema Pare e Siga, em função das obras no local.
“Ilhabela caminha a passos largos para se tornar um exemplo de planejamento urbano e gestão eficiente, colocando a qualidade de vida de seus habitantes em primeiro lugar. Esta benfeitoria, sem dúvida, será um marco na história da cidade, onde a mobilidade urbana se torna um pilar fundamental para o crescimento e o bem-estar de sua população”, finaliza Colucci.
BENEFÍCIOS DA OBRA
- Novo acesso viário e cicloviário para a região sul de Ilhabela: desde a entrada da cidade até a Ilha das Cabras (Pedras Miúdas);
- Calçadas acessíveis no trecho, garantindo acessibilidade e segurança para os pedestres;
- Ciclovia em todo o trecho, promovendo a mobilidade sustentável;
- Mais fluidez e segurança no trânsito de veículos;
- Infraestrutura moderna e eficiente, que garantirá novas formas de acessar a região sul, de forma mais rápida, segura, acessível e sustentável.
Comments