top of page

Mais de 70 animais são atendidos em Mutirão de Castração no PATA




A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), realizou, no último sábado (6), o Mutirão de Castração no Pronto Atendimento e Tratamento Animal de São Sebastião (PATA) e 76 pets passaram pelo procedimento.


Entre os animais atendidos, 26 deles foram cadelas, 22 cachorros, nove gatas e 13 gatos. Ao todo, foram agendados 101 animais; desses, 76 pets foram levados. Em seis desses pets, o procedimento foi cancelado por questões de saúde e seus devidos tutores foram orientados a comparecer ao PATA durante a semana para realização de exames.


A equipe de veterinários e técnicos responsável pela realização das cirurgias foi composta por 16 integrantes especializados, que já realizaram mais de 35 mil cirurgias e castrações.


De acordo com o coordenador do PATA, o veterinário Guilherme Bogdanov, a castração é um procedimento de extrema importância para a saúde animal. “Esta cirurgia nas cadelas previne câncer de mama, quando é feita até o terceiro cio.


Mas, em qualquer idade, a castração contribui para o controle populacional, além de prevenir o desenvolvimento de piometra (infecção de útero)”, explica o médico veterinário.


Bogdanov também explica que a castração nas gatas previne o desenvolvimento de tumores malignos nas mamas e a piometra, além de inibir o comportamento sexual muitas vezes desagradável.


“Já nos cães, a castração previne doenças na próstata e nos gatos diminui a marcação de território. Ambas também contribuem para o controle populacional e diminuição do abandono”, completa o veterinário.


Entre as necessidades e obrigações do tutor do animal para este tipo de procedimento estão a assinatura do termo de responsabilidade, levar o animal com oito horas de jejum. O tutor também deverá ter colar ou colete cirúrgico para o pós-operatório – proteção necessária para não abrir os pontos.


O funcionamento do PATA é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Diariamente, às 7h30, são distribuídas 30 senhas. Munícipes precisam estar de posse de documentos com foto e comprovante de residência de São Sebastião, e com o animal para passar em atendimento.


O PATA conta com quatro consultórios para atendimento de clínica médica e cirúrgica, duas enfermarias para cão e gato e bloco cirúrgico altamente equipado.

Além disso, existem salas para realização de exames de imagem (ultrassom e radiografias) e laboratório de análises clínicas. O PATA também oferece atendimento especializado em ortopedia e oncologia.

5 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page