top of page

No fim de semana de aniversário da cidade, Ilhabela tem ocupação hoteleira acima da média


Ilhabela fez 218 anos neste domingo (03) e contou com uma programação diversificada e ocupação hoteleira acima da expectativa. No ano passado, no mesmo período (do dia 2 a 4 de setembro), a ocupação de leitos foi de 42,1% do total. Neste ano, a ocupação chegou a mais da metade dos leitos, alcançando 55,1%, o que levou a um acréscimo de 13% na ocupação hoteleira com relação ao ano anterior.


O índice é calculado pela Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela e pode ser considerado um termômetro da aceitação turística da programação especial de aniversário da cidade. A celebração durou todo o fim de semana com shows de artistas consagrados, eventos esportivos e cerimônias oficiais.


Entre os principais eventos, ressalta-se o Hasteamento oficial das Bandeiras e o tradicional Desfile Cívico Estudantil e Militar, com direito à volta das fanfarras com muita música e coreografias.


Com o slogan "Muita história para contar, muito futuro para viver" a programação ressaltou a trajetória da cidade como um verdadeiro tesouro do litoral, que já foi refúgio de indígenas, colonizadores, quilombolas e até mesmo piratas e corsários, mas que hoje avançou em população, infraestrutura e oportunidades, se transformando em um lugar onde o passado e o futuro se encontram para moldar a identidade daquela que é a Capital Nacional da Vela.


O primeiro evento da programação com artista consagrado começou na sexta-feira (1º), quando o Novo Galera foi invadido pelas batidas do DJ Alok, trazendo cerca de 22 mil pessoas para curtirem a música eletrônica do artista, que fez uma mescla de diferentes ritmos, indo do House à MPB, passando ainda pelo Samba Rock.


Na manhã de sábado (2) o prefeito Toninho Colucci realizou a cerimônia oficial do Hasteamento dos Pavilhões na Praça das Bandeiras, na Vila. O prefeito hasteou a bandeira de Ilhabela enquanto o Capitão de Fragata da Marinha, André Luís Castelo Soares, delegado da Capitania dos Portos, hasteou a bandeira do Brasil e a Tenente Coronel Angélica Alves da Silva, comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior hasteou a bandeira de São Paulo.


Os hinos foram tocados pela Orquestra Popular de Ilhabela e o evento contou ainda com a participação dos alunos da Escola Cívico Municipal Senador Major Olímpio e pelo Grupo Escoteiros do Mar Maembipe.


Logo após a cerimônia, teve início o Desfile Cívico, Estudantil e Militar. O grande destaque deste ano foi a volta das fanfarras escolares, que encantaram o público com diferentes ritmos e coreografias dos músicos e do pelotão de bandeiras. Os alunos e professores também desfilaram com diversos tipos de fantasias, sempre aludindo à vocação turística da cidade e a relação íntima com o mar e a valorização da cultura caiçara.


À noite, a dupla Guilherme & Santiago levou cerca de seis mil pessoas ao Campo do Galera para dançar com as músicas “E daí”, “Se ele soubesse”, “tá se achando” e outros sucessos que fizeram o público se emocionar e cantar junto com os artistas.



A programação de domingo (3), dia do aniversário de Ilhabela, começou cedo com o Hasteamento da Bandeira Nacional no Morro do Cruzeiro, com direito a um dueto musical com Maestro Jota, secretário executivo da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela - Fundaci e Rafael Tavares, coordenador técnico da Camerata da Fundaci, que executaram os Hinos Nacional e de Ilhabela no teclado e violino, respectivamente.


Às 9h, no estádio municipal Ferreirão, quatro jogos amistosos de futebol com as seleções de Ilhabela e convidados, entre eles a equipe da Portuguesa Santista, fizeram a parte esportiva da programação.


Às 20h30 foi a vez do funk da cantora carioca Lexa levar oito mil pessoas para o Novo Galera com as músicas “Combatchy” e “Provocar”, entre outros sucessos.


A programação de aniversário de 218 anos de Emancipação Político-Administrativa de Ilhabela segue até o fim do mês com diversas atrações culturais, esportivas e entregas para a comunidade. Confira em https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/ilhabela-faz-218-anos-com-muita-historia-para-contar-e-muito-futuro-para-viver/ .


4 visualizações0 comentário

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page