top of page

Novo material de tecnologia assistiva é destaque na Educação Inclusiva de Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela equipou as Escolas de Ensino Fundamental da rede municipal com novo Sistema de Tecnologia Assistiva para alunos das salas de Atendimento Municipal de Educação Especial e Inclusiva (AMEEI).

O sistema é composto por diversos itens, entre eles mouse estacionário, teclado colorido com colmeia, plano inclinado para teclado, acionador de pressão, plano inclinado magnético, mouse com entrada para acionador, notebook e impressora. Cada item adquirido para atender as necessidades específicas de cada aluno. A aquisição do material foi discutida em conjunto com a Secretaria de Educação, os professores de AMEEI e o Centro de Apoio Pedagógico de Ilhabela (Capi).



A Tecnologia Assistiva é essencial trabalhar com alunos de Inclusão e assegura a igualdade de oportunidades, uma vez que todos participam das aulas de forma mais independente. A Secretaria de Educação atende atualmente 306 alunos no projeto AMEEI com alunos de Inclusão e baixo rendimento.


A professora Mônica Siqueira, que ministra aulas para alunos de AMEEI da E.M. Profa. Mércia do Nascimento Dias, demonstra com o aluno Miguel Santos Souza o uso do material. "A utilização desses recursos adaptados possibilita que cada aluno possa expressar, interagir com o ambiente e realizar tarefas com autonomia, de acordo com suas habilidades e necessidades.


Além disso, a tecnologia assistiva contribui para a promoção da inclusão social e da igualdade de oportunidades, garantindo a participação ativa desses estudantes em sala de aula.”


Na E.M. Prefeito Eurípedes, a professora de inclusão Caroline Bernard também já utiliza a nova tecnologia. “Além de ampliar as nossas possibilidades de desenvolver as habilidades do aluno, com os dispositivos adaptados nós temos hoje uma infinidade softwares e aplicativos que auxiliam na comunicação, no raciocínio lógico e nas habilidades motoras”. O aluno do 3o ano da unidade, Bento de Pinho Pestana, está contente com o novo recurso. “Esse mouse é mais

legal do que o outro. É mais fácil para jogar e aprender”, disse.


“Nosso objetivo é garantir que todos os alunos tenham acesso a essas ferramentas e possam participar das aulas de forma cada vez mais independente. É emocionante perceber como o novo material está impactando positivamente a vida de nossos estudantes.”, finaliza a secretária de Educação, Lídia Sarmento.

0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page