No mês em que a Lei Maria da Penha completa 16 anos e o Brasil segue ocupando o 5º lugar no ranking mundial de feminicídio, a cidade de Ubatuba está promovendo a 2ª Semana de Combate à Violência Contra a Mulher e ao Feminicídio – realizada pela Prefeitura Municipal e pela sociedade civil organizada.
Como parte da programação do evento, que começou com uma passeata durante o final de semana, nesta segunda-feira, dia 8, a procuradora-geral Dra. Gabriela Barros palestrou na Câmara Municipal, com a presença da prefeita Flavia Pascoal e também das representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) - Dra. Lau Cetrzer, Dra. Gabrieli Santos e Dra. Sarah Chahin.
A bacharel em direito, Dra. Gabriela Barros exerce a função de procuradora-geral na cidade de Registro, onde foi recentemente vítima de violência no seu ambiente de trabalho. O caso ganhou repercussão nacional e o agressor responde por tentativa de feminicídio. “Fui agredida e na delegacia o delegado se recusou a registrar o boletim de ocorrência como violência doméstica, tive o direito de medida protetiva negado – o que é gravíssimo. Por isso, desde então luto pelo Direito das Mulheres e faço questão de elogiar esse evento, a prefeita Flavia
Pascoal e toda a sua equipe. É fundamental falarmos sobre isso e lutarmos para salvar vidas”, comentou.
A prefeita Flavia Pascoal, que também compôs a mesa de autoridades, salientou que as mulheres sofrem ataques no dia a dia e que uma das missões do seu governo é lutar contra essa cultura. “Sou a primeira chefe do executivo mulher na nossa cidade. Sofro agressões nas redes sociais que nenhum homem sofreria. Encarei diversos preconceitos na política por conta do meu gênero e neste evento peço a todos da nossa sociedade que entrem nessa luta e denunciem – nenhum tipo de agressão deve passar impune”.
Durante a palestra, as advogadas representantes da OAB Ubatuba reforçaram a importância da lei Maria da Penha e explicaram que violência doméstica não é apenas aquela praticada dentro de um relacionamento amoroso – mas sim toda e qualquer agressão sofrida por uma mulher pelo seu gênero, em um ambiente que é comum a ela (como no trabalho, na escola, etc.), podendo ser física, sexual, moral, psicológica e patrimonial. Além disso, os televisores da Câmara mostraram no decorrer da palestra, uma linha do tempo com datas impactantes sobre
o Direito das Mulheres – que só reforçam a necessidade da sua luta e defesa constante.
Confira abaixo alguns desses marcos:
- 1827 as mulheres puderam ir para as escolas;
- 1879 as mulheres ganharam o direito de ir para a faculdade;
- 1934 tiveram direito ao voto;
- 1962 tiveram direito a trabalhar sem a necessidade de dispensa dos maridos;
- 1977 conquistaram a lei do divórcio;
- 1979 ganharam o direito a praticar qualquer esporte,
- 2006 conquistaram a Lei Maria da Penha.
A 2ª Semana de Combate à Violência Contra Mulher e ao Feminicídio de Ubatuba segue até o dia 14 de agosto com rodas de conversa e diversas ações de conscientização. Confira no site oficial da Prefeitura Municipal a programação completa.
Escolas Municipais de Ubatuba recebem melhorias
A Escola Municipal de Ubatuba Senhor João Alexandre, localizada no bairro Sesmaria, está sendo ampliada. A unidade vai ganhar duas salas de maternal e uma de berçário, beneficiando até 75 crianças. A obra está sendo realizada com recursos próprios e deve ser concluída ainda no segundo semestre.
A capacidade de cada sala é de até 25 alunos. A medida é uma ação imediata até que seja efetivada a construção da Creche no bairro, que também é um objetivo da gestão. Ambas iniciativas buscam atender de maneira adequada a primeira infância do bairro, facilitando o acesso para pais responsáveis que hoje precisam percorrer uma distância maior para que seus filhos possam desfrutar do serviço.
“Nosso objetivo é ampliar a escola e trazer, também, a construção da Creche podendo deixar os nossos bebês e a primeira infância estudando aqui dentro do bairro” enfatizou a prefeita Flavia Pascoal.
A EM Senhor João Alexandre passou por uma reforma que foi oficialmente entregue em fevereiro de 2022, marcando a volta às aulas do ano letivo. A ação teve como objetivo oferecer melhores condições aos alunos e funcionários, criando um ambiente saudável para o desenvolvimento adequado dos pequenos. Na ocasião, também foi anunciada a intenção desta ampliação que está sendo realizada, visando atender a demanda da comunidade.
“Nós teremos duas salas de maternal e uma de berçário atendendo a Educação Infantil dentro dos padrões exigidos pela legislação. Nosso esforço é para que a escola do Sesmaria tenha a estrutura que a comunidade merece”, afirmou a secretária da pasta, Fatinha Barros.
Iberê Ananias Pimentel
Outra unidade que também está recebendo melhorias é a Escola Professor Iberê Ananias Pimentel, localizada na Picinguaba. A reforma da unidade contempla a cobertura da quadra, reforma do muro em torno da unidade escolar e rampa de acesso a quadra.
Infraestrutura de Ubatuba recebe caminhão basculante
Ajudar na infraestrutura da cidade: essa é a destinação do caminhão basculante recebido pela Prefeitura de Ubatuba. O veículo foi entregue na última semana ao representante do município que esteve na capital paulista, o secretário de Pesca e Agricultura de Ubatuba, Luiz Fernando Chaves da Silva.
A ação faz parte de um programa que beneficia as frotas municipais do estado, onde cada cidade pode levar até cinco máquinas.
Chaves destacou a importância da chegada dos novos veículos para Ubatuba. “Com uma frota nova, você economiza na manutenção. Além disso, os motores são mais modernos e mais sustentáveis, com sistema Euro 6, poluindo muito menos do que os outros. A substituição dos caminhões antigos pelos novos é algo muito bom”, salientou Chaves.
O secretário ainda destacou o esforço da administração, que acompanha todas as tratativas para garantir que a cidade seja contemplada pelos programas, convênios e emendas.
“Ubatuba não recebia máquinas nem implementos novos há anos, então, essa é uma grande vantagem que temos agora: de conseguir maquinas novas, tratores novos para diversas áreas – infraestrutura, para agricultura; caminhões para o meio ambiente. É uma vitória muito grande para administração”, comemorou.
A prefeita Flavia Pascoal esteve no calçadão, localizado no centro da cidade, para apresentar o veículo à população, juntamente com o caminhão para coleta seletiva que, segundo ela, deve ser retomada em breve, e com uma pá carregadeira.
A entrega dos veículos foi anunciada no dia 6 de junho durante evento realizado no Centro de Formação do Educador (CEEF), em São José dos Campos.
Confira os Implementos agrícolas:
2 Tratores;
1 Pá Carregadeira;
1 Patrulha Agrícola;
2 Distribuidores de calcário;
2 Grades Aradoras;
2 Arados subsoladores.
Sistema Euro 6
O sistema Euro 6 é um conjunto de normas regulamentadoras para motores diesel que prevê uma redução ainda maior no nível de emissão de poluentes.
Ubatuba é novamente cidade-sede do Festival Paralímpico Loterias Caixa
Por mais um ano, Ubatuba integra a lista de municípios que sediarão o Festival Paralímpico Loterias Caixa, como divulgou o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento está em sua quarta edição e será realizado no dia 24 de setembro, das 8h30 às 12h, em todas as regiões do Brasil, com atividades em 98 núcleos.
O Festival tem como objetivo promover a experimentação esportiva a crianças com e sem deficiência. A programação oferecerá três modalidades por sede. Ubatuba receberá surfe adaptado, Atletismo de praia e canoa polinésia adaptada e canoa caiçara adaptada. “Nosso público-alvo são crianças deficientes e não deficientes (até 20%), com idade de 8 a 17 anos. Já temos 88 crianças inscritas e, quem desejar participar pode se inscrever de maneira online”, explicou o coordenador logístico do evento, Fábio Campana.
“Ubatuba tem um diferencial em relação às outras cidades que também sediam este evento, é a única que oferece atividades no mar proporcionando vivências inesquecíveis para cada participante. Os relatos dos participantes e dos familiares nas edições anteriores do evento foram extremamente positivos”, destacou o coordenador técnico do evento, Juan Ricardo Urrejola.
Para efetuar a inscrição, pais ou responsáveis de jovens que atendem os critérios podem entrar em contato com Campana pelo whatsapp (12) 99724-4721, ou com Juan Urrejola pelo whatsapp (12) 99726-7504, solicitando orientação.
Campana ainda salientou a importância para o município de sediar um evento deste porte. “É muito gratificante, pois o Festival está muito além de um simples evento: está relacionado ao legado que deixou e vai continuar deixando, consolidando um evento divisor de águas no quesito inclusão.”
A meta do CPB para este ano é atender 14.000 participantes em atividades esportivas lúdicas, com uma média de 150 crianças por núcleo. A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. No ano passado, o Festival Paralímpico reuniu 8.000 crianças em 70 sedes espalhadas pelo país.
O evento é uma realização do CPB em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretarias de Educação e Esportes e Lazer.
Futebol de Ubatuba se classifica para próxima etapa dos Jogos Regionais
As equipes de futebol masculino e feminino que representam o município de Ubatuba se classificaram para a próxima fase dos Jogos Regionais. Nessa primeira etapa o município competiu com cidades do Litoral Norte, e na próxima fase disputará com equipes do Vale do Paraíba.
No sábado, dia 6 de agosto, a equipe de Futebol feminino jogou em São Sebastião contra anfitriã da competição, e ganhou de 3×0 por W.O. (o time de São Sebastião chegou atrasado para o jogo, então é considerada vitória de Ubatuba por 3×0), e no domingo, dia 7, o time enfrentou a equipe de Ilhabela, onde se classificou para a próxima etapa com vitória de 1×0. Já o futebol masculino, competiu em Caraguatatuba com a equipe de Ilhabela e se classificou para a próxima etapa com empate de 0x0. Já a competição de Vôlei masculino que aconteceria
em Pindamonhangaba com a anfitriã, foi adiada.
A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba apoia as equipes do município que participam dos Jogos Regionais 2022. Atualmente estão inscritos cerca de 150 atletas, em dez modalidades, entre alunos dos projetos da pasta e de academias particulares.
O secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Tiago Balio, destacou que a secretaria tem como meta apoiar atletas locais em competições regionais vinculadas a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. “A proposta é conceder suporte aos atletas para que venham representar bem o município. Para tanto, estamos ofertando transporte de qualidade e com máxima segurança bem como alimentação, hospedagem e suporte técnico. Essa tem sido nossa maior
missão. Estamos felizes com os resultados que está sendo construído”.
Este ano o formato dos jogos teve mudanças, não há mais uma cidade-sede, os jogos serão realizados dentro de cada região esportiva, em várias cidades, sem a necessidade de as equipes dormirem nos locais, prolongando assim o período de realização dessas competições.
As disputas estão ocorrendo em oito regiões esportivas, que classificam seus atletas para os Jogos Abertos do Interior, que ainda se mantém no seu formato tradicional, com sede única e período curto de disputa. Os Abertos estão previstos para acontecer em Sorocaba, entre 3 e 15 de outubro.
Centenas de atletas irão competir nas modalidades de Atletismo, Badminton, Basquete, Biribol, Bocha, Capoeira, Ciclismo, Damas, Futsal, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Malha, Natação, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez. E neste ano Ubatuba está com dez modalidades, sendo elas: bocha com 10 integrantes; capoeira 10; ciclismo 10; futebol de campo 44; ginástica artística 6; ginástica rítmica 8; karatê 10; natação 24; tênis de mesa 6; vôlei 28.
Comments