top of page

Prefeito comemora 50ª edição histórica da Semana Internacional de Vela


Após 15 dias de emocionantes regatas no mar e uma programação cultural diversificada em terra, a memorável e histórica 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela chegou ao fim.


“Mais uma vez Ilhabela reforça seu título de Capital Nacional da Vela ao realizar uma das maiores competições de vela da América Latina: a quinquagésima edição da Semana Internacional de Vela. Nestes dias, a cidade era um verdadeiro centro da modalidade, uma oportunidade única, onde moradores e turistas desfrutaram de atividades especiais durante todo este mês de julho”, destaca o prefeito Toninho Colucci.

No mar, a competição teve início na sexta-feira (14/7), com a Semana de Monotipos, realizada na Escola Municipal de Vela de Ilhabela “Lars Grael” e que reuniu mais de 160 embarcações, em diversas classes olímpicas e de iniciação da vela.

Em seguida, no sábado (15/7), o Prefeito Toninho Colucci realizou a abertura do Race Village, espaço destinado à programação cultural do evento, na Vila, centro histórico da cidade, organizado pela Secretaria de Turismo local.

Com o objetivo de promover práticas sustentáveis, o Race Village foi montado levando em consideração a preservação do meio ambiente em todas as etapas do processo. Durante toda a semana, os visitantes do espaço tiveram acesso a uma variedade de atrações, como uma área de aventura com parede de escalada e um tanque de mergulho; exposição de fotos do evento no Museu Náutico e de barcos, na Praça Coronel Julião; estandes da Marinha do Brasil, Secretaria de Cultura, Secretaria de Meio Ambiente, Parque Estadual e o Projeto Siri, com o tema reciclagem, todos com atividades interativas.

Um dos destaques do Race Village foi o Espaço Kids, projetado para crianças até 12 anos, com atividades diversas, como jogos, oficinas e brincadeiras lúdicas. O grande diferencial esse ano é que também havia um ambiente inclusivo, para crianças com autismo.

O espaço também recebeu, juntamente com o Centro Cultural da Vila, diversos shows musicais, numa fusão entre artistas locais e de renome nacional, como Toni Garrido, Luiza Possi e Chimarruts, que embalaram as noites do evento, além de palestras com personalidades importantes do mundo da vela e discussões sobre temas ambientais.

Passeios Guiados – Um dos destaques desta edição foi a iniciativa da Secretaria de Turismo de Ilhabela, que proporcionou passeios guiados e gratuitos. Ao todo, foram oito opções diferentes de roteiros que envolvera a observação de aves, trilhas para cachoeiras, jipe tours, contemplação do pôr do sol e escuna, além das passarinhadas na Cachoeira dos Três Tombos; na Estrada Parque de Castelhanos; Corujada na Estrada Parque de Castelhanos; Trilha da Cachoeira do Veloso; Trilha da Água Branca; Jipe Tour Norte (até o Jabaquara); Jipe Tour Sul (até a Praia do Veloso) e Pôr do sol no Mirante do Baepi.

Oceanos – No sábado (22/7), o Prefeito


Toninho Colucci, autoridades da Marinha do Brasil e representantes da vela deram início à Semana de Oceanos, que reuniu mais de 130 barcos de 54 clubes e marinas de todo o Brasil, incluindo 12 equipes argentinas. Foram sete dias de competição, que abriu com a ação social Vela do Amanhã e teve ao longo da semana provas como 100 anos do Atrevida Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e as regatas Eduardo Souza Ramos e Mitsubishi.

Vela nas Escolas – Numa parceria entre a Secretaria de Educação e a organização da Semana de Vela, foi realizada a primeira edição do Vela nas Escolas, que teve o HPE 25 Ginga como barco vencedor representando a Escola Municipal Carolina Moraes Silva, localizada na Vila. Na ação, as equipes que mais se identificam com os bairros de Ilhabela, escolheram escolas para incentivar a rivalidade local e promover a regata entre as crianças e adolescentes, que adoraram a iniciativa.


5 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page