top of page

Prefeito Felipe Augusto acompanha o bem-sucedido lançamento do sistema ‘Defesa Civil Alerta’ em São Sebastião




O lançamento do projeto piloto ‘Defesa Civil Alerta’ foi um sucesso em São Sebastião, segundo as autoridades envolvidas. O evento ocorreu no último sábado (10) na Vila Sahy, na Costa Sul do município, onde o sistema de alerta foi testado, com o disparo de mensagens para celulares às 15h30. A maioria dos moradores confirmou o recebimento da mensagem, destacando a eficácia do sistema.


Moradores de cidades vizinhas, como Ilhabela e Caraguatatuba, também receberam o alerta, demonstrando o alcance regional do sistema. As autoridades fizeram questão de avisar previamente à população que se tratava de um teste, evitando pânico desnecessário.


O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, esteve presente na Vila Sahy para acompanhar de perto o simulado. Ele destacou a importância da nova ferramenta para a segurança da população. “Com essa parceria com o governador Tarcísio de Freitas, continuamos avançando para que nossa cidade acolha bem e mantenha os cidadãos em segurança. Trabalhamos com respeito a todos os brasileiros que aqui vivem”, afirmou o prefeito.


O major Vagner Martins, da Defesa Civil do Estado, avaliou que mais de 90% dos celulares receberam o alerta, o que foi considerado uma ótima notícia. Ele explicou que, a partir de 30 dias, todos os municípios do Estado estarão cobertos com essa tecnologia, que emite avisos com pelo menos uma hora de antecedência para permitir que os moradores se desloquem de áreas críticas em situações de risco, como chuvas intensas e deslizamentos.


A Anatel e as operadoras de telefonia celular estão trabalhando para ajustar o sistema durante o mês de agosto, visando a plena funcionalidade em todo o Brasil. A única limitação apontada foi que celulares com tecnologia inferior a 3G ainda não conseguem receber o aviso, mas melhorias estão em andamento para ampliar a cobertura.


Além de São Sebastião, outros municípios brasileiros, como Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), e Petrópolis (RJ), foram escolhidos para implementar o sistema devido ao histórico de desastres climáticos nessas regiões. O projeto é parte de um esforço nacional para aumentar a resiliência das cidades em face de eventos climáticos extremos.

9 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page