Prefeito Felipe Augusto e Governo do Estado realizam a maior expansão de saneamento básico da história de São Sebastião
- caicaraexpressao
- 31 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

A cidade de São Sebastião celebra um marco histórico com a primeira ligação oficial de água tratada na Vila Sahy, em Juquehy. O evento, realizado na última sexta-feira (26), contou com a presença do prefeito Felipe Augusto, do Diretor de Operação e Manutenção da SABESP, Roberval Tavares de Souza, e do Superintendente da SABESP no Litoral Norte, engenheiro Rui Cesar Rodrigues Bueno.
Este avanço resulta da estreita colaboração entre a Prefeitura de São Sebastião, o Governo do Estado de São Paulo e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). Com um investimento de quase R$ 29 milhões, o projeto levará água tratada e tratamento de esgoto aos moradores da Vila Sahy e de bairros como Camburi, Baleia e Baleia Verde.
O prefeito Felipe Augusto destacou a importância do momento: "Estamos vivenciando um momento histórico, que marca não apenas a história da Vila Sahy, mas de toda São Sebastião. Com um investimento de quase R$ 29 milhões, a Sabesp está trazendo água tratada e sistema de esgoto para a nossa comunidade. Gostaria de expressar minha profunda gratidão ao governador Tarcísio de Freitas pelo compromisso e apoio, e à Sabesp, em especial aos dedicados profissionais da empresa, por esta grande transformação. Esta parceria não só beneficia a Vila Sahy, mas também Camburi, Baleia, Baleia Verde e muitos outros bairros de São Sebastião. Agradeço de coração por esta colaboração. Aos brasileiros que moram em São Sebastião, litoral de São Paulo, agradecem a todos".
As obras de implantação do sistema de abastecimento de água, quando concluídas, atenderão 30 mil pessoas nos bairros Barra do Sahy, Baleia e Camburi/Camburizinho. Este projeto faz parte dos esforços do Governo de São Paulo e do município de São Sebastião, para reconstruir a cidade após as fortes chuvas e deslizamentos ocorridos no Carnaval de 2023. O novo sistema de abastecimento de água aumentará a cobertura do serviço do município dos atuais 76% para 97%.
Estão sendo construídas estruturas de abastecimento de água com cinco reservatórios, 68 quilômetros de adutoras e redes, estações elevatórias, seis boosters (equipamentos de pressão), além de dois poços profundos para o abastecimento da região do Sertão de Camburi, com capacidade de 15 l/s. Também haverá uma estação de tratamento de água (ETA) para a produção de 50 l/s para o abastecimento da Vila Sahy, Barra do Sahy, Baleia e Camburi Praia.
“O empreendimento ressalta o nosso compromisso junto ao Governo do Estado de São Paulo em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos que aqui moram, trazendo progresso e desenvolvimento sustentável para a região,” destacou o prefeito Felipe Augusto.
Comments