top of page

Prefeito Felipe Augusto participa de evento na igreja e procissão marítima


Nos últimos dias, o prefeito municipal de São Sebastião, Felipe Augusto, marcou presença em eventos importantes do município, como a Missa de Ação de Graças em comemoração aos 20 anos de restauro da Igreja Matriz de São Sebastião, no dia 30, e a Procissão Marítima de São Pedro Pescador, realizada no último domingo.


A missa, com o tema de ação de graças “Memória e Gratidão”, foi ministrada pelo padre e pároco da Igreja Matriz, Alessandro Coelho, e contou com o descerramento de uma placa comemorativa à data e a abertura de uma exposição de fotos com momentos do antes, durante e depois do restauro, instalada à frente da igreja.

Integrantes da comissão responsável pelo restauro também participaram da celebração e junto com três ex-prefeitos (Décio Moreira, João Siqueira e Paulo Julião) e o atual, Felipe Augusto, receberam homenagens. O restauro da igreja, que ficou fechada por três anos, foi concluído em 2001 e realizado por meio de parceria com a Volkswagen, Petrobrás e Prefeitura de São Sebastião.


Felipe Augusto falou sobre o patrimônio do município. “Parabenizo a comunidade católica pela marcante data. O restauro do prédio da igreja matriz de nossa cidade é muito significativo, por revelar a importância do patrimônio cultural, religioso e histórico”.


Segundo o padre Alessandro Coelho, a igreja tem registros de construção no período entre 1603 a 1615. A igreja é considerada um marco da fundação da cidade. Foi por meio dela que a coroa portuguesa reconheceu a então Vila de São Sebastião.


“A comunidade católica está fazendo memória de um dos seus momentos mais marcantes. O prédio é um patrimônio de nossa cidade”. Afirmou o padre Alessandro Coelho.


Procissão Marítima de São Pedro Pescador



Felipe Augusto esteve no domingo (4), na tradicional Procissão Marítima de São Pedro Pescador, com saída do “Píer do Convento” (Paróquia Nossa Senhora do Amparo), no bairro São Francisco. O evento contou com a presença de 35 barcos de São Sebastião e Ilhabela.


A procissão foi organizada pela Paróquia Nossa Senhora do Amparo com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” e da Secretaria de Turismo (SETUR).


Antes da procissão, o prefeito participou da celebração de Missa Solene de São Pedro, às 8h, ministrada pelo padre e pároco, André Vilela, da Paróquia Nossa Senhora do Amparo. Na missa, o padre destacou a importância do apóstolo Pedro para a igreja. “Que São Pedro seja sempre um exemplo para nós, de força e perseverança”.


Após celebração da missa teve início o momento considerado o ponto alto das comemorações da Festa de São Pedro Pescador, a procissão dos barcos, uma tradição de mais de 50 anos, onde os devotos em barcos pesqueiros, enfeitados com flores e fitas, passeiam pelo Canal de São Sebastião, saudando o santo padroeiro dos pescadores.


Como nos anos anteriores, os barcos de São Sebastião se deslocaram até às proximidades da Ponta da Sela, em Ilhabela, e encontraram os barcos pesqueiros do arquipélago, para navegarem juntos até a Vila, centro histórico da ilha. Nesse local, os padres André Vilela e Mateus Martins de Almeida, realizaram as bênçãos dos anzóis e das embarcações.


O prefeito falou sobre o evento e investimentos no bairro. “É uma festa muito bonita, que faz parte da minha história e vida; faço questão de participar todos os anos”. Falou o prefeito, que lembrou alguns dos muitos investimentos realizados no bairro e região, como recuperação, drenagem e pavimentação de ruas, escolas e políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida dos moradores.


O padre André explicou que esse ano, devido à pandemia, a Paróquia teve que reduzir o tamanho das homenagens ao Dia de São Pedro, celebrado em 29 de junho. Em anos anteriores eram realizadas festas sociais com quermesse, sorteio de prêmios e shows musicais.

0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page