top of page

Prefeitura de São Sebastião prepara nova sede para o Arquivo Histórico Municipal Casa do Patrimônio


Foto: Divulgação/PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), iniciou a reforma da nova sede do Arquivo Histórico Municipal e Casa do Patrimônio.


Em atendimento a Lei Complementar nº 266/21, sancionada em 12 de julho de 2021, o departamento de Patrimônio Histórico passa oficialmente a ser mantido pela Fundass, que tem a responsabilidade em promover e incentivar a restauração, revitalização, manutenção, conservação e administração de patrimônios de valor histórico, artístico, cultural, arquitetônico e arqueológico da cidade.


A Casa do Patrimônio contará com duas salas climatizadas e cerca de 60 estandes para abrigar o rico acervo do Arquivo Histórico, além de sala para a equipe técnica, ala expositiva voltada à arqueologia e acesso gratuito à Internet, com o intuito de auxiliar em trabalhos de pesquisas. A estrutura seguirá todas as normas de segurança e de acessibilidade, assegurando o conforto e bem-estar do visitante e proporcionando um espaço adequado para a guarda de documentos, bem como de documentos de guarda permanente da Prefeitura.

Está estimado o investimento de mais de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) no novo espaço, que fica na Av. Dr. Altino Arantes, nº 239/203, Centro Histórico, na antiga sede da Biblioteca Municipal.


A previsão é que a obra seja entregue em abril de 2022.


Sobre o Arquivo Histórico


O Arquivo Histórico foi criado em 1992 com o objetivo de preservar elementos significativos para a memória de São Sebastião, de preservar documentos de valor histórico, pesquisas sobre o desenvolvimento do município e exposições fotográficas que retratam a evolução histórica da cidade.


Composto por jornais, fotos, documentos em suporte de papel, microfilmes e objetos doados para moradores da cidade e por instituições, o acervo conta com mais de 8.500 registros fotográficos dos séculos XX e XXI; cerca de 55.000 imagens produzidas entre 1991 a 2004 pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura; além de 950 publicações no acervo bibliográfico; materiais de pesquisa de história e arquitetura dos séculos XVII, XVIII e XIX; e arquivos de processos do Tribunal de Justiça do Estado dos séculos XVIII, XIX e XX.

1 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page