top of page

Prefeitura vistoria cerca de 7 mil imóveis em mutirão contra dengue e usa drone fiscalizar para casas de veraneio




Para conter o avanço do mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou no último sábado (03) um mutirão de combate ao Aedes Aegypti com a mobilização de 300 pessoas.

 

A ação fez parte do programa ‘Minha Família Sem Dengue’ e contou com a participação de servidores públicos e voluntários que visitaram e orientaram as residências da região central entre os bairros Martim de Sá e Jardim Primavera.

 

Os agentes conscientizaram os moradores sobre a importância de manter a casa limpa e livre de criadouros. Entre as dicas repassadas estavam manter as lixeiras fechadas; colocar areia nos pratos de vasos de plantas; garrafas e baldes virados de cabeça para baixo; pneus limpos e em locais cobertos; caixa d’água sempre fechada e; se possível, e colocar água sanitária nos ralos duas vezes por semana.

 

O principal objetivo da ação é fazer com que a população contribua para o controle e redução do número de casos de dengue, principalmente após o período do feriado de Carnaval, onde o município recebe visitantes de vários locais.

 

Em alguns casos, a Prefeitura de Caraguatatuba teve que utilizar drones para vistoriar imóveis e os que foram identificados com possíveis criadouros, principalmente piscinas, serão notificados pelo município. E caso não promovam limpeza, podem ser multados.

 

A moradora Maria Aparecida de Jesus, 58 anos, parabenizou a equipe da Prefeitura na fiscalização principalmente nas casas fechadas. “A gente faz a nossa parte, mas sabemos que tem gente que vem uma vez por ano na cidade e deixa a casa sem os cuidados”.

 

Outra ação importante do mutirão contra a dengue foi a Operação Cata Treco, onde os moradores de casas e prédios foram orientados a deixar materiais inutilizados em frente a rua para que os funcionários da Secretaria de Serviços Públicos recolham.

 

Quem acompanhou o mutirão de perto foi o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior. “Temos visto inúmeros casos de dengue em cidades próximas e até mortes. Por isso, estamos nos mobilizando para conscientizar as pessoas. A Prefeitura fará sua parte, mas precisamos do apoio da população. Separe 10 minutinhos e verifique a sua casa o seu quintal. Isso fará toda a diferença”, comentou.

Caraguatatuba já registrou um aumento de 730% nos casos positivos de dengue, em comparação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, foram notificados 86 casos e em 2023, foram 11.

 

Comments


Post: Blog2_Post
icon_Prancheta 1.png

©2021 Expressão Caiçara. Todos os direitos reservados

bottom of page