top of page

Profissionais de Saúde Mental de Ilhabela abordam o “Setembro Amarelo”

A reunião da equipe de Saúde Bucal da última quinta-feira (16/9) contou com a presença do articulador de Saúde Mental, Jaime Israel e da psicóloga, Roberta de Moraes abordando o tema: “Setembro Amarelo – Menos tabu, mais vidas”.


Na reunião eles apresentaram um manual de prevenção ao suicídio, voltado aos profissionais, com orientações técnicas de como, quando e o que perguntar aos pacientes, identificar sinais, sintomas, estreitar os laços e aprimorar a comunicação entre a equipe de Saúde Bucal (dentista e auxiliares) com a de Saúde Mental.


Com a pandemia e a obrigação do uso de máscaras, as pessoas passaram a cobrir um pedaço do rosto e é para os dentistas que elas mostram no momento da consulta, como está seu semblante e sorriso, possibilitando a detecção do sofrimento mental.


Setembro Amarelo nos Caps I e AD


O mês “Amarelo” segue com ações voltadas a Saúde Mental e entre elas estão: atividades de Psicoterapia com rodas de conversa entre profissionais de saúde e alunos nas escolas estaduais, pacientes nas unidades de saúde e atletas da Secretaria de Esporte.


Pacientes e familiares participam de palestras e assistem vídeos motivacional voltados a valorização da vida, todas as quartas-feiras durante a espera para atendimento em consulta no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). Frases motivacionais e a cor amarela que representa a campanha, estão decorando as paredes da unidade.


Os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) visitaram o Centro Cultural Salga e a Biblioteca Pública Municipal Mercedes do Nascimento Jesus.

0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page