top of page

Reinaldinho entrega Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil e nova Unidade de Saúde de Paúba no mês de aniversário de São Sebastião



O secretário de saúde e vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, entrega no mês de aniversário de 388 anos de emancipação político-administrativa do município, dois importantes equipamentos públicos de saúde para a população sebastianense.


O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) é mais um equipamento público de saúde que será inaugurado no mês de março. Os acolhimentos acontecerão mediante encaminhamentos vindos do Judiciário, Pronto Socorro e Hospital de Clínicas do município; ambulatórios especializados; educação; assistência social; conselho tutelar, além dos atendimentos da Atenção Básica e demandas espontâneas.


Localizado na rua João Cupertino dos Santos, região central do município, o novo CAPSi oferece atendimento psicossocial para crianças e adolescentes de até 17 anos, 11 meses e 29 dias, com transtornos mentais graves ou persistentes, decorrentes ou não do uso de substâncias.


“Nossas políticas públicas são voltadas para o atendimento de todos, sem exceção. É fundamental o poder público oferecer um local específico para o atendimento da saúde mental de nossas crianças e adolescentes. Um ambiente confortável, acolhedor, pensado e realizado pra elas”, concluiu o secretário de saúde e vice-prefeito, Reinaldinho Moreira.


Atendimento para todos - No CAPS I, uma equipe multiprofissional recebe pessoas acometidas por transtornos mentais graves e persistentes, oferecendo atendimento humanizado, técnico e diferenciado, com respeito aos princípios e diretrizes do SUS (equidade, universalidade, integralidade, autonomia, direito à informação, participação da comunidade e descentralização).


Os pacientes são encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou centros de especialidades. Informações pelo telefone (12) 3892-3470.


CAPS-AD - é um dos principais equipamentos para assistência às pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas. É um serviço essencial que tem como objetivo promover atenção integral ao usuário, com abordagem multidisciplinar, por meio de atendimento individual e em grupo.

A unidade está localizada na Rua Machado de Assis, 1.203, no Canto do Mar, Costa Norte do município, e oferece atendimento a portas abertas, ou seja, sem a necessidade de encaminhamento.


O acolhimento é realizado de segunda a sexta-feira no período da manhã, a partir das 8h30, e a tarde, a partir das 13h. Informações pelo telefone (12) 3892-5936.

 

Nova Unidade de Saúde da Família em Paúba

Outra entrega prevista é a nova Unidade de Saúde da Família de Paúba, que fica na Costa Sul da cidade. O novo equipamento, que possui 22 cômodos, funcionará como Programa de Saúde da Família (PSF) e realizará atendimento básico de saúde por meio de consultas com médicos e enfermeiros, aplicação de vacinas, tratamento odontológico, curativos, coleta de exames laboratoriais, retirada gratuita de medicamentos, além do encaminhamento para especialidades médicas.


Essa será a vigésima quinta unidade que integra a Diretoria de Atenção Básica de Saúde da Família. O novo espaço conta com consultório odontológico, escovódromo, consultório médico, sala de curativos, sala de administração, farmácia, almoxarifado, salão de espera, recepção, sala de triagem, equipamento para esterilização de materiais médico-hospitalares, cozinha, sala de vacinação e medicação, consultório ginecológico, cinco banheiros, dois deles adaptados para pessoas com deficiência (Pcd).


 “Uma conquista mais do que merecida para toda comunidade de Paúba. Vale lembrar que todas as equipes de Saúde da Família do bairro já estão credenciadas e os atendimentos, enquanto não entregamos a nova unidade, aconteceram na Unidade de Saúde da Família (USF) de Maresias. A reconstrução da nossa cidade continua firme e não vamos parar de entregar equipamentos públicos de qualidade de Costa Norte à Costa Sul de São Sebastião”, comentou Reinaldinho.

3 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page