top of page
Foto do escritorcaicaraexpressao

São Sebastião implementa serviço de acolhimento multidisciplinar a pacientes com câncer

Os pacientes oncológicos ou com insuficiência renal crônica, tratados com hemodiálise, de São Sebastião, passaram a contar com um novo serviço de acolhimento e apoio, com abordagem multidisciplinar, que também pode ser estendido aos seus familiares.


‌O novo serviço é implementado pelas diretorias de Planejamento em Saúde e Políticas Públicas em Saúde, da Secretaria de Saúde (SESAU) de São Sebastião, e foi apresentado durante a reunião mensal dos enfermeiros da Diretoria de Atenção Básica, realizada na última semana.


‌A diretora de Planejamento em Saúde, Laysa Christina Pires do Nascimento, explica que os pacientes com confirmação ou suspeita de câncer sempre tiveram atendimento prioritário na Secretaria de Saúde, com preferência para realizar exames e consultas.


‌“Agora contamos com uma equipe composta por enfermeira, assistente social, dentista, nutricionista, psicóloga e auxiliar administrativo, para oferecer um atendimento mais completo, focado e humanizado aos pacientes”, diz.


‌Laysa conta que, assim que o paciente descobre o câncer, é encaminhado para o primeiro atendimento, que geralmente é realizado por enfermeira ou assistente social. “Essa profissional dá andamento a pedidos de exames e consultas com trânsito preferencial no sistema e encaminha o paciente ao psicólogo, dentsta ou nutricionista da equipe, de acordo com suas necessidades específicas”, diz.


‌“Neste atendimento inicial o paciente também é inserido no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp), em que é regulado para o início do tratamento oncológico nas referências estaduais”, explica a diretora.


‌Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, na Secretaria de Saúde, mas o objetivo é que, em breve, o serviço seja transferido para um prédio próprio. São realizados, em média, de oito a dez acolhimentos de pacientes novos por dia, além de familiares desses pacientes. A equipe também faz visitas domiciliares, quando necessário.


‌A secretária adjunta de Saúde de São Sebastião, Maria Ângela Laurito de Moraes, explica que o objetivo da nova equipe é oferecer um serviço diferenciado aos pacientes, que vai além do tratamento médico.

1 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page