A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), realizou, na última sexta-feira (30), uma capacitação sobre as faltas de pacientes a consultas clínicas e exames agendados no Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) de Caraguatatuba.
O encontro reuniu equipes das 25 Unidades de Saúde da Família (USFs) do município no Teatro Municipal, onde puderam conhecer os dados compartilhados pela enfermeira responsável pelo Matriciamento e Humanização, Giselle Oliveira, e o gerente médico, Alexandre Bicudo Maschio, ambos do AME, que registra média histórica de 20% de absenteísmo.
Na ocasião, o diretor de Atenção Básica FSPSS, Paulo Henrique Ribeiro Santana, explicou que o objetivo da iniciativa foi reservar um momento para pensar na adoção de estratégias e medidas voltadas à diminuição de faltas ao Ambulatório de Especialidades.
O diretor informou também uma novidade para a redução das faltas, a transformação das linhas telefônicas das USFs em WhatsApp. “Vamos criar mais um canal para a população avisar caso não consiga comparecer, por algum motivo. Assim as equipes conseguem reagendar com outros usuários”.
A diretora de planejamento da SESAU, Laysa Cristina Pires do Nascimento, destacou que o munícipio tem ações constantes para reduzir o problema. A cidade registrou 24% de faltas, das 39.321 consultas agendadas no período entre janeiro e maio deste ano.
“São Sebastião já implantou e está ampliando o call center, uma central dentro da Divisão de Regulação da SESAU, que realiza ligações para os pacientes, visando confirmar as consultas e exames agendados. Também aderimos ao sistema de mensagens eletrônicas do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), que visa o envio de torpedo eletrônicos para os pacientes com o telefone atualizado no sistema, sete dias antes da consulta ou exame agendado. Temos, ainda, campanhas periódicas para conscientizar a população sobre o prejuízo das faltas”.
A palestrante do evento no teatro, Giselle Oliveira, falou sobre a iniciativa. “Importante para que os colaboradores tenham acesso à informação quanto ao absenteísmo nas especialidades e exames ofertados pelo AME; e compreendam o protagonismo mediante a questão. É importante o usuário se apropriar dessa informação, visto que está sendo viabilizado o sistema de WhatsApp para agendamento e cancelamento de consultas e exames, tanto pelo AME e pelo município”.
Comments