top of page

São Sebastião registra a maior temporada de passagem de jubartes pelo Canal


A temporada de passagem das jubartes pelo Canal de São Sebastião iniciou no mês de maio e já é um grande sucesso. De acordo com o Projeto Baleia à Vista (ProBaV), este bateu o recorde de baleias avistadas no Canal, sendo registrada a passagem de 244 baleias até o dia 5 de julho.


Somente na última semana, foram avistadas 56 jubartes e uma baleia-franca. A temporada segue até o mês de agosto e todos os anos as baleias migram para a costa brasileira procurando águas mais quentes e rasas para acasalarem e parir seus filhotes, tendo como destino final Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, onde se reproduzem.


Com relação aos anos anteriores, neste mesmo período em 2020 foram registradas 73 baleias; e em 2021, 102 baleias. Comparando o ano de 2022, que foram avistadas apenas 24 baleias, com o ano de 2023, foi apontado um salto de mais de 1.000%.


Vale ressaltar que a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), realiza campanhas para promoção do turismo responsável de avistagem de baleias no município, como ações no mar.


A Prefeitura também ofereceu uma Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos, em parceria com o Projeto Baleia Jubarte e o Projeto Baleia À Vista, voltada a agências, operadores de turismo e marinas que operam no segmento náutico da região, com o objetivo de promover um melhor entendimento sobre os cetáceos, instruindo de como devem agir ao se depararem com uma baleia, além das normas de avistagem vigentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).



O prefeito Felipe Augusto assinou um Termo de Cooperação com o Instituto Baleia Jubarte, que terá sua base no Centro de Informações Turísticas (CIT) para que as orientações possam ser passadas aos visitantes antes de irem ao mar e para conhecimento de moradores.


A temporada de Jubartes provoca aumento na busca por passeios voltados à avistagem de cetáceos, uma boa alternativa para fomento do turismo na baixa temporada.

1 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page