O município de São Sebastião atingiu a meta em todos os indicadores voltados à atenção com a gestante, segundo avaliação do primeiro quadrimestre do Programa Previne Brasil, do governo federal. A cidade também teve atingimento superior ao Estado de São Paulo e ao Brasil em cinco dos sete indicadores.
As informações são da Diretoria de Atenção Básica, que destaca que a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Boiçucanga I apresentou o melhor desempenho do município, na somatória dos sete indicadores. Os indicativos são voltados ao pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.
No indicador “Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação”, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é de 45% e São Sebastião atingiu 52%. Tanto o Estado de São Paulo quanto o Brasil apresentaram índices totais de 50% neste indicador.
São Sebastião também atingiu a meta no indicador “Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV”, apresentando índice total de 73%, quando a meta estabelecida pelo MS é de 60%. São Paulo teve atingimento de 57% e o Brasil, de 69%.
O terceiro destaque de São Sebastião foi no indicador “Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado”, que tem como meta estabelecida pelo MS de 60%, mesmo percentual atingido pelo município. São Paulo e Brasil apresentaram atingimentos inferiores, de 50% e 58%, respectivamente.
Demais indicadores
O quarto indicador do programa Previne Brasil é referente à “Proporção de mulheres com coleta de citopatológico nas USFs”, que tem como meta estabelecida pelo Ministério da Saúde 40%. São Sebastião teve índices totais de 24%, abaixo da meta, porém apresentou desempenho superior ao Estado (20%) e ao país (23%).
O mesmo ocorreu com o indicador número cinco, “Proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada”. Apesar de não atingir os 95% estabelecidos pelo MS, São Sebastião superou São Paulo (64%) e Brasil (72%) ao apresentar atingimento de 84%.
Há, ainda, outros dois indicadores do Previne Brasil em que São Sebastião não apresentou índices totais satisfatórios: “Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre”, cuja meta estabelecida pelo MS é de 50% e
São Sebastião apresentou 21%; e “Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre”, com meta de 50% e atingimento de 15 % pelo município.
O Programa Previne Brasil considera quatro componentes para repasse de verbas federais aos municípios: incentivo com base em critério populacional; captação ponderada (cadastro de pessoas); pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas.
Os sete indicadores avaliados são relativos ao componente pagamento por desempenho e têm como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o fortalecimento de vínculos entre população e equipe.
Коментарі