top of page

Saiba como funciona o atendimento nas Unidades Especializadas de Saúde de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Diretoria de Atenção Especializada vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e à Fundação de Saúde Pública (FSPSS), mantém doze Unidades de Saúde para atendimento especializado à população sebastianense.

Dessas, quatro são Unidades Básicas de Saúde (UBSs)/Centros Especializados, onde são realizadas as consultas com médicos e profissionais de saúde de diversas especialidades, como ginecologia, psicologia, nutrição, neurologia, neuropediatria, dermatologia, alergologia, cardiologia, psiquiatria fonoaudiologia, endocrinologia, entre outras. Saiba onde ficam as unidades, especialidades oferecidas por cada uma e como agendar as consultas clicando AQUI.


O atendimento especializado também é oferecido por outras oito unidades: Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I), Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), Centro Municipal de Infectologia (CEMIN), Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), Centro de Reabilitação e Centro Gestacional Harmonia para a Vida.


Nesses locais, os serviços são oferecidos de duas formas: de “portas abertas”, isto é, os usuários recebem acolhimento e atendimento assim que procuram o local, sem necessidade de agendamento pela Central de Regulação; ou por meio de agendamento no próprio local, mediante entrega do encaminhamento recebido em consulta com o médico clínico geral da Unidade de Saúde da Família (USF). Saiba mais sobre o atendimento nas USFs clicando AQUI.


Unidades Especializadas


O Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I) é referência para todo o município em transtornos mentais graves e persistentes. É necessário encaminhamento pelos PSFs ou centros de especialidades, mas também oferece acolhimento aos usuários que procuram o serviço.


Já o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD) oferece atendimento especializado a quem sofre com distúrbios decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas. É um serviço de portas abertas, em que o profissional que realiza o acolhimento se torna referência do paciente e acompanha o desenvolvimento do projeto terapêutico singular, composto por atendimentos individuais e atividades coletivas, entre elas participação em oficinas e grupos de mulheres, saúde, dependência química, atividades físicas, estimulação cognitiva, entre outros.


O Centro Municipal de Infectologia (CEMIN) realiza ações de diagnóstico, prevenção e redução da transmissão da AIDS, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis. É referência tanto para testagem de doenças virais quanto para o tratamento. Promove a articulação com redes e movimentos sociais, desenvolvimento de pesquisa e acesso universal a medicamentos, preservativos e outros insumos estratégicos. Possui característica diferente de acesso para que o usuário tenha o sigilo preservado. Atendimento porta aberta e agendamento na unidade.


O Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA) recebe gestantes, casais, puérperas e mães de crianças com até um ano, ou durante período de aleitamento, para orientações sobre autocuidado, amamentação e cuidados com o bebê. O atendimento é oferecido em duas unidades, de porta aberta ou por meio de agendamento no local.


Entre os serviços prestados estão orientações sobre planejamento familiar; atendimento psicológico a gestantes, mães e familiares; acompanhamento nutricional de mães e bebês; orientação em amamentação, avaliação da pega, sucção e sistema motor-oral do bebê; teste da linguinha; avaliação e orientações sobre a saúde bucal do bebê; acompanhamento integral do crescimento e desenvolvimento infantil; e atividades coletivas dos grupos de Yoga Baby, Shantala e Nutri Fono.


O Centro de Reabilitação é o atendimento especializado da rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência, congênita ou adquirida. Os atendimentos são realizados em duas unidades, com agendamentos no próprio local. Entre os serviços oferecidos estão tratamentos, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistida, para deficientes auditivo, físico, intelectual e visual. Também promove a reabilitação de pessoas com fraturas e cirurgias, para que voltem à vida normal.


O Centro Gestacional Harmonia para a Vida é referência no município para a realização de práticas integrativas no período de pré-natal. Atende de portas abertas oferecendo Arteterapia, Dança do Ventre, Yoga, Pilates, Reiki, Shantala, Quick Massage, entre outras atividades.


Saiba os endereços, telefones e equipe multiprofissional que atende em cada unidade clicando AQUI.


0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page