top of page

Secretaria de Administração de Caraguatatuba faz manutenção em pergolado da Praça do Caiçara


Foto: Luís Gava/PMC

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, conclui até sexta-feira (3/12) as pinturas do pergolado e do palco Antônio Benetazzo, localizados na Praça do Caiçara, no Centro. A praça integra o Pólo Cultural “Profª Adaly Coelho Passos”, que engloba o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), Videoteca Municipal “Lúcio Braun”, Arquivo Público do Município de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” e a Biblioteca Digital de Artes “Leopoldo Ferreira Louzada”.


O palco homenageia o líder estudantil Antônio Benetazzo, que segundo consta no site da Comissão da Verdade de São Paulo, foi perseguido pela ditadura militar, preso e morto em outubro de 1972. Benetazzo nasceu em novembro de 1941, na cidade de Verona, na Itália. Ele se mudou para Caraguatatuba aos nove anos, estudou na Escola Thomaz Ribeiro de Lima, onde organizou o Grêmio estudantil.


Estudou simultaneamente Filosofia e Arquitetura, na Universidade de São Paulo (USP) onde também foi presidente do Centro Acadêmico do Curso de Filosofia.


Deixou a Universidade e as escolas em que lecionava e passou a atuar na clandestinidade. Ainda em 1969 viajou para Cuba, recebeu treinamento militar e retornou ao Brasil em 1971, integrado ao Movimento de Libertação Popular (MOLIPO), colaborando como redator do jornal Imprensa Popular.


Desde setembro, servidores do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração já revitalizaram a Torneira Central, o marco inicial da distribuição de água encanada no município inaugurada em 1.919 (mas entrou em operação em 1.958), Coreto da Praça Cândido Motta, Obelisco, Chafariz do Massaguaçu, praça da Avenida Synezio Moreira Marcondes no Jardim Primavera (em frente ao Cartório de Registro Civil), Monumento do Sesquicentenário (150 anos) de Caraguatatuba, estátua de Iemanjá e o monumento em forma de vela de barco na Martim de Sá, construído para homenagear o cantor John Lennon e a música “Deem uma chance a Paz” (“Give Peace a Chance”).


A equipe ainda passará por diversas praças, prédios públicos municipais, entre outros marcos de Caraguatatuba.

3 visualizações0 comentário

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page