O surfista de Ubatuba, Filipe Toledo, sacramentou sua vaga na Olimpíada de Paris-2024 ao se sagrar campeão da etapa da África do Sul do Circuito Mundial de surfe, em Jeffreys Bay. De quebra, o atual campeão mundial ampliou sua vantagem na liderança do campeonato.
A sonhada vaga olímpica veio ainda na semifinal, quando superou o japonês Kanoa Igarashi. O triunfo confirmou pontuação suficiente para não ser mais alcançado por outro brasileiro na corrida olímpica. Ao todo, dez surfistas obterão a classificação olímpica pelo ranking do Circuito Mundial deste ano. O surfe passou a fazer parte da programação olímpica nos Jogos de Tóquio.
Trata-se da segunda vaga do Brasil no surfe para os Jogos de Paris-2024. Antes, Tatiana Weston-Webb já havia assegurado a classificação matemática em abril deste ano. O País poderá ter, no máximo, três representantes por gênero no surfe na Olimpíada de Paris.
Após disputar a semifinal, Filipinho manteve o embalo e a confiança em alta para brilhar também na final. Sem sustos, ele superou o australiano Ethan Ewing por 18,76 a 12,60. Apesar da derrota, Ewing assegurou vaga no WSL Finals, a última etapa da temporada, que terá apenas os cinco melhores surfistas do ano. Filipinho confirmou sua vaga na terça-feira.
O brasileiro se sagrou campeão na famosa praia de Jeffreys Bay pela terceira vez na carreira. Foi ainda sua terceira vitória na temporada. Filipinho lidera o ranking do ano com 54.980 pontos. Ewing agora é o segundo colocado geral, com 47.815 pontos. O Top 5 tem ainda o americano Griffin Colapinto, com 47.540 pontos, e os brasileiros João "Chumbinho" Chianca, com 42.960, e Yago Dora, com 36.865.
Os surfistas têm apenas mais uma etapa para entrar no Top 5 e disputar a grande final da temporada. Será a etapa do Taiti, em Teahupo'o, entre os dias 11 e 20 de agosto.
コメント