Em visita à Vila de Passagem da Topolândia, na sexta-feira (21), o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou a construção de 286 unidades habitacionais no bairro, para atender famílias abrigadas no local e moradores vítimas do evento climático ocorrido no dia 19 de fevereiro.
O governador também realizou visita técnica às obras de construção de apartamentos na Costa Sul, onde estão sendo erguidas 704 unidades habitacionais nos bairros Maresias (186) e Baleia Verde (518).
O anúncio das novas unidades habitacionais foi feito pelo governador durante a visita à Vila de Passagem, onde foi recepcionado pelo vice-prefeito, Reinaldinho Moreira. Ele conversou com os moradores e conheceu algumas casas. No local, há 58 famílias abrigadas, sendo um total de 195 pessoas. “Quem está aqui vai receber o seu apartamento. Vamos iniciar na Topolândia a construção de mais 286 apartamentos”, destacou Freitas.
O governador também falou que a Vila de Passagem poderá ser utilizada após a entrega das moradias em construção às famílias afetadas pela calamidade. “Fica para novas necessidades”, destacou Tarcísio, que também visitou a Creche Municipal Maria Fernanda Moraes Mendes, no mesmo bairro.
Os moradores que conversaram com o governador dentro de suas moradias, falaram do encontro. Heleonora Maria Barcelos e o marido, Tiago Santos Barcelos, abrigados com a família, elogiaram o encontro e disseram que pediram lazer para as crianças e controle na entrada da Vila, que já possui câmeras de segurança. “Os pedidos vão ser atendidos, colocando um parquinho, além de tela de alambrado e fechamento de duas das três entradas”, explicou Heleonora.
Já a família que vive nas casas 40 e 41, do casal Zuleide Pereira Alves e Fábio da Silva Ferreira, que moram com mais quatro crianças, disseram que conversaram com o governador sobre as casas definitivas. “O governador falou que construirá moradias, assim como está fazendo na Costa Sul. Ele disse que todos sairão daqui para as suas casas definitivas”, afirmou Zuleide.
Baleia Verde
Após a visita à Vila de Passagem, o governador Tarcísio, acompanhado do prefeito Felipe Augusto, acompanhou a colocação do telhado do terceiro bloco de apartamentos e visitou as obras em andamento na Baleia Verde.
Ele voltou a falar que uma parte já será entregue em outubro, e todo o residencial, com 518 das unidades, até o final de dezembro deste ano.
"Nosso projeto é entregar as casas para as famílias atingidas antes das próximas chuvas de verão", disse Freitas.
Ele ainda acrescentou que essas unidades atenderão as famílias que perderam suas casas e estão em abrigos temporários e, posteriormente, àquelas que estão em áreas vermelhas.
Já o prefeito Felipe Augusto reforçou que, paralelamente, serão feitas as obras de drenagem e pavimentação da Rua Joaquim Manoel Macedo. "Estamos em estudos com o DER para ver a colocação de tubos por baixo da rodovia para resolver os problemas de alagamento. Estamos em tratativas com o governo do Estado para definir o início das obras".
Comments