top of page

Turismo de SP lança guia com 70 destinos para viajantes 60+ e Caraguatatuba é destaque




A Secretaria de Turismo e Viagens de SP lançou nesta semana o guia “Turismo da Maturidade no Estado de São Paulo” (https://www.turismo.sp.gov.br/guia-da-maturidade-sp), material pensado nos viajantes mais velhos.

 

São 70 destinos inclusivos que atraem desde os que buscam relaxar em meio à natureza até os que preferem o agito das festas e parques temáticos do interior.

 

A publicação traz atrativos seguros e confortáveis reconhecidos pela vocação turística – e vendidos ao público 60+ por agências e operadoras de viagem de SP.

 

Em versão impressa e digital, o guia será apresentado na abertura do Fórum de Turismo 60+, evento que acontece em São Paulo, com workshops e palestras sobre o tema, conectando toda a cadeia do setor. A Secretaria participa com um estande promovendo destinos e debatendo o tema.

 

Viajar é um hábito cada vez mais frequente do público da terceira idade – e toda a cadeia do turismo já percebeu esta tendência. Os 60+ viajam de duas a três vezes por ano e preferem os destinos nacionais, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-SP).

 

Eles também consideram o turismo a melhor forma de aproveitar o tempo, de acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). “Destinos preparados para receber bem o público de mais de 60 anos são aqueles que também atendem com qualidade crianças, jovens e os próprios moradores”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

 

Cidade da Melhor Idade

 

Além de ser um dos principais destinos voltados para a Melhor Idade, Caraguatatuba vem se destacando também como local em que os idosos escolhem para viver após os 60 anos.

 

Dados divulgados pelo Instituto Longevidade apontou que Caraguatatuba é a 16ª cidade do Brasil melhor para se morar com mais de 60 anos. A cidade lidera entre as cidades da Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte (RMVale).

 

O levantamento foi feito em todas as cidades do Brasil e levou em consideração questões como saúde, economia e socioambiental para avaliar o bem-estar da população idosa. O Instituto Longevidade fez a análise em todos os 5.570 municípios do Brasil.

 

A cidade, de acordo com os dados da IBGE em 2023, conta com 134.875 habitantes. Houve um crescimento da população idosa nos últimos anos e em comparativo com os dados do IBGE de 2010, os moradores acima dos 60 anos passaram de 11.305 em 2010 para mais de 22 mil em 2023.

 

“A escolha de Caraguatatuba como destino para a população 60+ é reflexo do nosso acolhimento e dos investimentos feitos. Uma cidade com qualidade de vida atrai cada vez mais a Melhor Idade”, destaca o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

 

0 visualização0 comentário

Commentaires


Post: Blog2_Post
bottom of page