top of page

Ubatuba adere ao Sistema de Monitoramento por Satélites




As cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião assinaram na última quinta-feira, 6 de junho, o termo de adesão ao Sistema de Monitoramento de Áreas Suscetíveis, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação. A ação ocorreu durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, realizada em São José dos Campos. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Guilherme Arantes, representou a Prefeitura de Ubatuba no evento.


Sem custos para o município, o sistema utiliza imagens de satélite para monitorar invasões e construções irregulares em área de risco, podendo verificar se tais construções ou cortes florestais estão regulamentados com licença.


A ferramenta é uma complementação do Programa Brasil Mais, da Polícia Federal, que busca a difusão do uso de geotecnologias em repartições públicas e a padronização de procedimentos e metodologias relacionados ao uso de sensoriamento remoto.


“O sistema possibilita toda sobreposição e comparação de imagens, monitoramento do uso e ocupação de territórios. Também permitirá identificar as construções de edificações e até supressão de vegetação e abertura das vias e movimentações de terra devido à exposição do solo, ou seja, o município vai conseguir monitorar além das questões de chuvas e erosões, mas também das invasões que precisem de embargo imediato”, destacou Arantes.

2 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page