top of page

Ubatuba recebe comitiva Alemã e firma parceria cultural e histórica




Na tarde de domingo, 3 de novembro, Ubatuba recebeu uma delegação da Alemanha, composta por representantes das cidades de Homberg e Wolfhagen, locais de origem de Hans Staden, viajante do século XVI conhecido pelo livro em que narra suas vivências na região.


O encontro, realizado no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, culminou na assinatura de uma carta de compromisso, estabelecendo uma aliança cultural e histórica entre Brasil e Alemanha em comemoração aos 500 anos do autor.


A cerimônia incluiu apresentações do coral Nhandu Nhemompuã, da Aldeia Boa Vista, e do grupo do Quilombo do Sertão de Itamambuca, do Projeto Arte Para Todos da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), que trouxe o Samba de Roda.


Na ocasião, também representando a comunidade quilombola, Maria Gabriel do Prado, conhecida como Dona Maria da Caçandoca, discursou sobre as lutas e conquistas de sua comunidade.


Durante o evento, a prefeita de Ubatuba, Flavia Pascoal, assinou a carta de parceria ao lado das autoridades alemãs, e em seu discurso agradeceu à comitiva e ao caiçara Charles Medeiros, autor da lei que instituiu a Semana Hans Staden na cidade.


“Acredito que esse é só o primeiro encontro, e que essa parceria entre cidades é uma importante oportunidade para todos, principalmente para Ubatuba”, afirmou.

Nico Ritz, prefeito de Homberg, cidade natal de Hans Staden, destacou o papel de Ubatuba na trajetória do viajante.


“Hans Staden nasceu na Alemanha, mas ficou conhecido mesmo pelo livro que fez narrando o que viu em Ubatuba. Por isso, nesse aniversário de 500 anos dele, nos perguntamos que ficou dessa história e criamos esse jubileu, que será um ano para reviver essa narrativa. Ficamos muito gratos por estar aqui hoje e ver a biodiversidade e a cultura desta cidade”, comentou.

 

1 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page