top of page

Um muro dentro do mar: obra do enrocamento em Caraguatatuba é destaque da mídia nacional



ree

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê viraram destaque da mídia nacional nas últimas semanas. Intitulado como um muro dentro do mar, as reportagens trouxeram como o empreendimento vai beneficiar a comunidade e até realizar o engordamento das praias do entorno.


A tecnologia empregada, bem como os benefícios da obra à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com o sistema de drenagem do município e a navegação foram os enfoques destacados nas matérias.


As publicações foram divulgadas nos jornais O Estado de S.Paulo e Folha de São Paulo, além do portal de notícias UOL. Além disso, a Vanguarda, afiliada da Rede Globo, também gravou matéria no local.


A Prefeitura de Caraguatatuba executa o empreendimento desde 2020 e para a construção dos molhes Norte e Sul são utilizados maquinários para colocação e assentamento das pedras que fazem o caminho pelo mar.


O lado Norte já chegou aos 1.200 metros de comprimento (já finalizado), enquanto o lado Sul já atinge 1.300 metros de extensão (de um total de 1.350). Essa contenção maciça, composta por blocos de rochas compactadas, tem a finalidade de impedir a erosão das margens e dissipar a força das ondas.


O enrocamento do Rio Juqueriquerê é a segunda maior construção de molhes do país, com investimentos que giram em torno de R$ 42,5 milhões. A conclusão será neste primeiro semestre.


“A obra é uma das mais complexas do Estado de São Paulo e a segunda maior do Brasil. Vários benefícios serão gerados com a conclusão destas obras, seja para a drenagem das águas dos bairros do entorno, navegação marítima de embarcações pesqueiras e de passeio. A melhor vazão do rio contribui ainda para a geração de empregos nos comércios do entorno do rio, pois a movimentação aumentará”, disse o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
icon_Prancheta 1.png

©2021 Expressão Caiçara. Todos os direitos reservados

bottom of page