top of page

Unidades Básicas de Saúde registram mais de 80 mil atendimentos por mês


Caraguatatuba possui 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídas por todo município que juntas somam mais de 80 mil atendimentos por mês, entre acolhimentos, triagem, consultas médicas e de enfermagem, saúde bucal, vacinação, medicação e procedimentos.


Na contagem geral dos números mensais são mais de 9 mil atendimentos do acolhimento, 22 mil da triagem, mais de 12,7 mil consultas médicas e mais de 6 mil da enfermagem. Atendimentos de diabéticos e hipertensos chegam a quase 5 mil; já medicação, curativos e vacinação são quase 14 mil. Coleta de exames chega a uma média de 6,5 mil e atendimento de preventivo e gestante mais de 1,7 mil.


Além disso, o setor de saúde bucal realiza 15 mil procedimentos por mês, entre restaurações, exodontias, pulpotomias, necropulpectomia decíduo, selamento provisório, raspagem coronária, profilaxia, aplicação tópica de flúor, atendimento coletivo e domiciliar.


Para acompanhar o crescimento populacional nos últimos setes anos, o município tem investido em diversos novos equipamentos para sempre oferecer um melhor atendimento aos moradores.


As equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) aumentaram de 23 para 31, sendo composta por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem, administrativo e agente comunitário de saúde. Equipes de saúde bucal são 19 que contam com dentista e auxiliar.


Além disso, foram construídas cinco novas UBSs, nos bairros Jetuba, Perequê-Mirim, Golfinhos, Rio do Ouro e Sumaré e reformadas outra oito. Em andamento, existe um projeto de ampliação da unidade do Porto Novo para otimizar o atendimento da região.


Como retaguarda, a cidade possui três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que juntas somam mais de 1 mil atendimentos diários na baixa temporada e quase 1,5 mil entre os meses de janeiro a fevereiro, com consultas com clínico geral e pediatra.


O secretário de Saúde, Gustavo Boher, enfatiza que os números comprovam que o serviço de saúde de Caraguatatuba está sempre ativo e oferece atendimento de qualidade aos munícipes, procurando sempre acompanhar a demanda do município que só cresce, destacou.


1 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page