top of page

Viveiro Municipal passa por reforma e retoma agendamento para visitantes.

O Viveiro Municipal, localizado no Jardim Itaúna, região central de Caraguatatuba, foi reformado recentemente espaço e liberou o agendamento para visitantes. O local abriga cerca de 2 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.


O espaço é utilizado para o enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, educação ambiental e de recomposição de matas ciliares.


Interessados em conhecer o espaço podem fazer o agendamento na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, pelo telefone (12) 3897-2530 ou pelo email meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.


O espaço conta com um prédio de aproximadamente 400 m² que possui duas salas com capacidade para 50 pessoas para receber visitas de instituições de ensino e enriquecer a educação ambiental nas escolas.


O Viveiro atende 10 requisitos que caracterizam práticas de sustentabilidade, como rampas e calçadas acessíveis; captação de águas pluviais; conforto térmico através de vegetação; banheiros com critérios de acessibilidade; descarga e torneiras com controle de vazão; paisagismo com espécies nativas; revestimento com cores claras; canteiros de plantas medicinais; janelas, portas e portões largos e pergolado de madeira de eucalipto proveniente de reflorestamento.


As mudas abrigadas no local são entregues pelos munícipes ou empresas à Prefeitura, provenientes de autorizações de supressão de árvores, como forma de compensação ambiental e ficam disponíveis para doação. Interessados podem fazer a solicitação pela Central 156.


No Viveiro podem ser encontradas espécies como Ipê Amarelo, Araçá, Embaúba, Uvaia, Ipê Roxo, Aroeira, Juçara, Manacá, Butiá, Jerivá, Ingá, Grumixama, Pitanga, Içá, entre outras, além de uma horta com pés de alface, pimentão, couve, repolho, cebolinha, cheiro verde e abobrinha.


O Viveiro está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 2.500, no Jardim Itaúna.

1 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page