top of page

Covid-19: Mais de 900 moradores de Ubatuba são vacinados em apenas seis horas


ree

Mais de 900 moradores de Ubatuba foram vacinados contra a Covid-19, em apenas 6 horas, na virada da última sexta-feira, 13, para o sábado, 14. Mesmo com a chuva intensa, a equipe de profissionais da Saúde trabalhou até a 01h30, quando foi aplicada a última das 934 doses disponíveis do imunizante.


Segundo a secretária de Saúde do município, Sheila da Silveira Barbosa, a ação cumpriu os objetivos de vacinar os jovens e também o público que tem dificuldades para comparecer aos polos de vacinação durante o horário comercial.



ree

“Decidimos realizar o ‘Sextou com Vacina’ para atingir os jovens com 18 anos ou mais, que são os alvos da campanha de vacinação no momento, e as pessoas que trabalham nos horários em que os polos de vacinação estão abertos. Como na sexta-feira o pessoal está acostumado a dar uma saidinha, foi possível receber a vacina e depois sair para curtir a noite”, declarou Sheila.


A secretária destaca que o evento foi um sucesso. “Conseguimos aplicar 934 doses em apenas seis horas e em um único posto de vacinação”. Ela fez questão de agradecer a toda a equipe de profissionais da Saúde e também os voluntários da Escola Técnica de Enfermagem que atuaram da ação, além da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, que colaboraram com a segurança.


Mais de 80 mil doses foram aplicadas

De acordo com os dados da Vigilância em Saúde de Ubatuba computados até a última segunda-feira, 16, foram aplicadas 80.835 doses de imunizantes contra a Covid -19 desde o início da campanha de vacinação, no 21 de janeiro.

A quantidade de moradores de Ubatuba que recebeu a primeira dose subiu para 59.448. Já o número de pessoas que estão plenamente imunizadas chegou a 21.387, desse total 19.304 receberam duas doses do imunizante e 2.083 a dose única.


Desde 30 de julho Ubatuba não registra nenhuma morte por Covid-19

A cidade de Ubatuba não registra nenhuma morte provocada por Covid-19 desde o dia 30 de julho, portanto há mais de duas semanas. Desde o início da pandemia do Coronavírus, foram registradas no município 143 mortes.


Apenas 20% dos leitos de UTI para Covid-19 estão ocupados

Segundo a secretária de Saúde de Ubatuba, Sheila Barbosa, apenas 20% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 estão ocupados no município. “No momento, apenas dois dos dez leitos da UTI da Santa Casa estão ocupados, e não há nenhum paciente nos 12 leitos de enfermaria para Covid-19”, afirmou.



ree

UBS Cícero Gomes registra queda na demanda e passa a atender outros casos

De acordo com a secretária de Saúde, com a queda na demanda de casos do Coronavírus na cidade, o Centro de Atendimento ao Covid-19 da UBS Cícero Gomes passou a atender outros casos agudos no começo deste mês. A unidade atendia exclusivamente os casos suspeitos da Covid-19.


“O atendimento está tão pouco na unidade que nós voltamos a receber no pronto atendimento do Cícero Gomes, além da síndrome gripal, todas as outras queixas agudas, como casos de torsão no pé e dores nas costas e peito. Essa mudança no atendimento começou no dia 5 de agosto”.


O Centro de Atendimento Cícero Gomes, que funciona na região central (rua Batista de Oliveira, 199), passou a ser responsável no dia 18 de janeiro deste ano por fazer a triagem da síndrome gripal, o teste rápido para confirmação da doença e o encaminhamento para o exame PCR. “Se houvesse um desconforto respiratório, o paciente já era encaminhado para a Santa Casa”, ressalta Sheila Barbosa.


Polo de vacinação da Comtur foi transferido para Perequê-Açu

O polo de vacinação contra a Covid-19 que funcionava no antigo terminal turístico da Comtur foi transferido, no início da semana passada, para a unidade de Estratégia de Saúde da Família do Perequê-Açu, localizada na Avenida Padre Manoel da Nóbrega, 1218. A vacinação nessa unidade é feita de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h.


Em Ubatuba, há quatro polos que realizam a vacinação, todos funcionando das 9 às 16 horas: ESF Ipiranguinha: rua da Assembleia, 114; ESF Maranduba: rua do Engenho, s/n; ESF Perequê-Açu: Avenida Padre Manoel da Nóbrega, 1218; Igreja São Francisco: av. Prof. Thomaz Galhardo, 1247 – Centro.



Aplicação da segunda dose para pessoas de 30 a 34 anos

A Vigilância em Saúde começou a aplicar na última segunda-feira, 16, a segunda dose da vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantã, a Coronavac, para pessoas da faixa etária de 30 a 34 anos.


Porém, até o momento o município recebeu apenas 31% das doses necessárias para a segunda dose desse grupo. As doses recebidas foram divididas entre os polos que distribuirão senhas para as pessoas a serem vacinadas.


A secretária da Saúde de Ubatuba, Sheila Barbosa, pede a paciência aos moradores da cidade e alerta para que eles acompanhem os canais de divulgação oficiais da prefeitura para atualizações sobre a chegada de novos lotes de segunda dose.


A segunda dose das vacinas é aplicada somente a quem apresenta o certificado da primeira dose tomada em Ubatuba, além do documento com foto.


Para tomar a vacina em primeira dose, é preciso levar um documento com foto (RG ou CNH) e número do CPF. É muito importante também realizar o pré-cadastro no site Vacina Já SP, medida que agiliza a inserção de dados sobre as pessoas vacinadas.


Apenas um caso da variante delta é identificada em Ubatuba

A Vigilância em Saúde de Ubatuba informou que foi confirmado o primeiro caso da presença da variante delta do vírus da Covid-19 no município. A investigação desse caso foi concluída no começo do mês de agosto.


Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, que mora na região central e está na faixa etária de 50 a 59 anos. A transmissão foi comunitária, ou seja, o paciente não saiu de Ubatuba e nem teve contato com viajantes. Ele já se recuperou e apresentou um quadro leve da doença.


O caso suspeito foi notificado no final da primeira quinzena do mês passado. O paciente passou no médico logo que teve os sintomas e foi imediatamente colocado em isolamento domiciliar, de acordo com a Vigilância em Saúde.


Na ocasião os contatos domiciliares e laborais foram acompanhados pela equipe de rastreamento e monitoramento de contatos da SMS. Segundo a Saúde, não há mais ninguém em investigação no momento. E o monitoramento já foi concluído.


O sequenciamento genético é feito por amostragem. A variante também foi identificada em outros municípios da região. As autoridades sanitárias destacam que, se comparada as outras variantes, a delta é preocupante porque tem se espalhado muito rápido e provocado quadros mais graves da doença, principalmente em pessoas não vacinadas, sendo responsável por nova onda de infecções em países como Israel, Estados Unidos e China.


Neste período que o Estado vem flexibilizando as medidas de restrição de enfrentamento à Covid-19, a Vigilância em Saúde ressalta que é muito importante aderir à vacinação e reforça também que todos continuem a usar máscara, mesmo já estando vacinadas, evitem aglomerações e higienizem as mãos com frequência.


Hospital de pequeno porte

A secretária da Saúde informou que foi realizada, na primeira quinzena de julho, uma reunião com o Departamento Regional de Saúde de Taubaté (DRS XVII), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, para discutir a construção do hospital de pequeno porte no município.


A prefeita Flavia Pascoal e a secretária Sheila Barbosa participaram do encontro virtual com a diretora do DRS-17, Nadia Maria Magalhães Meireles, e com o arquiteto da área hospitalar Flávio. A reunião foi realizada no dia 8 de julho.


Quarteirão da Saúde

Segundo a prefeita Flavia Pascoal, as negociações para construir um hospital de pequeno porte na cidade estão adiantadas. Ela lembra que a viagem que fez a Brasília, em abril, foi muito produtiva. “O ministro Marcelo Queiroga se comprometeu a nos ajudar a construir um hospital de pequeno porte de retaguarda para os primeiros socorros. Além disso, já conseguimos quase R$ 2 milhões em emendas de parlamentares”, afirmou Flavia.


Esse hospital de pequeno porte será construído dentro do Quarteirão da Saúde, que vai funcionar na área que abriga atualmente a Prefeitura de Ubatuba. Haverá nesse espaço um laboratório de análises clínicas. A sede da Secretaria Municipal de Saúde também vai funcionar no mesmo local.

Comentários


Post: Blog2_Post
icon_Prancheta 1.png

©2021 Expressão Caiçara. Todos os direitos reservados

bottom of page