Covid: Moradores de Ubatuba com 60 anos ou mais têm nova oportunidade de tomar 1ª dose
- Redação EC

- 10 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Os moradores de Ubatuba com 60 anos ou mais de idade que ainda não receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 devem procurar a partir desta terça-feira, 8, um dos quatro polos de vacinação do município indicados pela Saúde: Perequê-Açu e Maranduba (segundas e terças - 8h30 às 16h30), Ipiranguinha e Cícero Gomes (quartas e quintas, 8h30 às 16h30).
A Vigilância em Saúde de Ubatuba informa que essa ação é apenas para iniciar o esquema de vacinação. Idosos de 60 anos ou mais que já tomaram a 1ª dose deverão tomar a 2ª em sua unidade de referência, por agendamento.

O órgão lembra que no mesmo dia também começam a ser vacinadas pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente (BCP/LOAS) entre 30 e 39 anos e também entre 18 e 29 anos.
É obrigatória a apresentação de algum comprovante da comorbidade (laudo médico, receita e/ou exames recentes). Já para as pessoas com deficiência permanente, será utilizada como referência a lista de BPC-LOAS fornecida pela secretaria de Assistência Social.
A partir da quinta-feira, 10, poderão se vacinar as gestantes e as puérperas, mesmo sem comorbidades. Porém, é obrigatória a apresentação de prescrição médica autorizando a paciente a receber a vacina.
Mais de 19 mil moradores de Ubatuba receberam a 1ª dose da vacina contra Covid
A 2ª dose da vacina contra a Covid-19 foi aplicada 8.873 moradores de Ubatuba que estão entre os grupos prioritários, de acordo com dos dados da Secretaria de Saúde. O número de pessoas que receberam a 1ª dose do imunizante até a publicação desta edição chegou a 19.374.
Segundo os dados do sistema Vacivida, foram aplicadas no município um total de 28.247 doses (1ª e 2ª) do imunizante nos grupos prioritários, desde o dia 21 janeiro, data do início da campanha nacional de vacinação.
Os grupos prioritários são quilombolas, indígenas, idosos, trabalhadores da saúde e do serviço funerário, além de pessoas com comorbidades ou deficiência permanente.
Confira as comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:
- Diabetes mellitus; Hipertensão arterial (HA) estágio 3; HA estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidades; hipertensão resistente; Doença pulmonar obstrutiva crônica; Insuficiência renal; Doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; demais indivíduos imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade grau 3 (IMC≥40); Síndrome de Down.




Comentários