Festival do Camarão celebra cultura caiçara até domingo em Caraguatatuba
- caicaraexpressao

- 21 de jul.
- 2 min de leitura

Segue até domingo, na Praça da Cultura, a 26ª edição do Festival do Camarão - uma das maiores festividades do município, que preserva e divulga o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valoriza as tradições e ofícios da comunidade pesqueira, além de incentivar e fortalecer o turismo na região. O evento é uma realização do governo municipal por meio da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com os pescadores da Praia do Camaroeiro. A entrada é gratuita.
Os visitantes podem degustar das 12h às 24h, nos 17 estandes de alimentação, pratos diversos à base de camarão e de outras iguarias locais, além de diferentes tipos de doces artesanais. O palco do festival recebe músicos e bandas de renome de vários estilos, como MPB, sertanejo, forró, reggae, samba e música regional. A programação completa segue abaixo!
O público pode vivenciar as tradições culturais na Casa Caiçara, que oferece cafezinho coado direto do fogão à lenha e bolo de fubá caseiro. No Espaço das Artes, há exposição e venda de obras de artistas e artesãos locais. Lá, os visitantes encontram artes em mosaico, cerâmica, pintura em tela, mandalas, conchas, crochê e artesanato em fibra de bananeira e de taboa, entre outros tipos.
O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresentam no Espaço da Memória duas exposições incríveis, que retratam a vida caiçara e a fé dos pescadores, bem como um recorte de registros históricos desde a primeira edição do Festival. Visite as mostras Viva São Pedro e Festival do Camarão - Patrimônio Humano! O estande conta ainda com um espaço especial para a exibição de filmes de produtores locais na mostra Terra e Mar, e para contação de histórias.
Com as mais diversas linguagens, uma novidade nesta edição é o estande da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A programação conta com troca de livros, rodas de conversa, exposição de registros do Clube da Fotografia, sorteio e muito mais - um convite para que o público conheça e contribua com a Literatura no município e com os autores locais. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h; sábado, das 14h às 21h; e domingo, das 12h às 18h.
Há ainda a cunhagem de canoa, sendo produzida desde os primeiros entalhes durante o festival, e confecção de redes artesanais de pesca; estandes do Fundo Social e das Secretarias Municipais de Turismo, e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com projetos de preservação ambiental e degustação de produtos da Mata Atlântica, como o Cambuci.
Neste domingo (27), a programação iniciará mais cedo. Às 9h, o festival estará aberto para o projeto Rua da Família, com diversas atrações, e para a tradicional Corrida de Canoa Caiçara. As inscrições terão início às 7h30. Haverá uma premiação simbólica para os primeiros lugares das categorias solo masculino, dupla masculina, dupla feminina e dupla mista. O ponto de encontro é na praia em frente à Praça da Cultura, no Centro. Na última edição, em 2024, a corrida contou com mais de 80 participantes. Mais informações: www.fundacc.sp.gov.br.




Comentários