Grande operação conjunta de agentes públicos consegue coibir ‘fluxo’ no centro de Ubatuba
- caicaraexpressao

- 16 de jun. de 2021
- 5 min de leitura

A Secretaria Municipal de Segurança de Ubatuba realizou, no último final de semana, uma grande operação, em conjunto com vários agentes públicos, para coibir o ‘fluxo’ em ruas da área central da cidade, que estava tirando o sono dos moradores da região. Os fluxos são os encontros agendado pelas redes sociais que reúnem muitos jovens e têm como principais atrações o baile funk e o consumo excessivo de bebidas e drogas. Esse tipo de evento começou nas grandes capitais, como São Paulo e Rio, e se alastrou rapidamente por todos os cantos do país nos últimos anos. A ação desta semana foi feita em conjunto com a Secretaria da Fazenda e Planejamento, Vigilância em Saúde, Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM).
“Esta foi a maior operação que realizamos este ano em Ubatuba, e o nosso principal objetivo foi inibir o fluxo promovido na rua Salvador Corrêa e na avenida Iperoig, que ficam próximas a pista de skate, área muito frequentada por jovens”, declarou a inspetora Patrícia Ferreira do Amaral, comandante da GCM. De acordo com a inspetora, mais de 20 policiais militares e guardas civis municipais atuaram na fiscalização realizada nas noites e madrugadas de sexta-feira para sábado e de sábado para domingo. Participaram também seis fiscais da Fazenda e quatro agentes da Vigilância em Saúde, e todas as atividades foram acompanhadas de perto por uma equipe do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança).

“A ação deste final de semana foi muito bem sucedida, afirmou a secretária da Fazenda e Planejamento, Alethea Ageu. Nós conseguimos acabar com o fluxo na rua Salvador Corrêa e avenida Iperoig, e desta vez os comerciantes notificados respeitaram a determinação de manter os estabelecimentos fechados. Em outras ocasiões, eles reabriam logo após as equipes de fiscalização encerrarem os trabalhos”, destacou. Ela informou que desde o início do ano a prefeitura promove diversas ações para garantir o cumprimento das determinações do plano estadual de combate a Covid-19, principalmente em fevereiro, mês do Carnaval, para evitar aglomerações e não permitir o funcionamento do comércio fora do horário permitido.
Segundo Alethea, as secretarias de Segurança e Fazenda decidiram organizar essa grande fiscalização nas imediações da rua Salvador Corrêa e da avenida Iperoig, após receberem muitas reclamações de moradores da cidade. Ela disse que, além de combater o fluxo, os agentes públicos saíram com a missão de fiscalizar o funcionamento dos comércios nessa área que não está respeitando as restrições determinadas pelo Plano SP de combate a proliferação da Covid-19. “Fiscalizamos dezenas de estabelecimentos, autuamos os que não estavam respeitando as restrições. E conseguimos dispersar as aglomerações, ressaltou a secretária.
A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar já planejavam fazer a contenção dos fluxos de jovens na região central de Ubatuba por causa das inúmeras reclamações dos moradores, salientou a secretária. “E bem nesse local onde ocorrem os encontros há adegas que funcionam após o horário permitido pelo Plano SP. Por isso, nós decidimos fazer essa operação, em conjunto com os agentes de segurança e da saúde, para banir o fluxo na rua Salvador Corrêa e avenida Iperoig, além de fiscalizar esses estabelecimentos que funcionam irregularmente e inibir as aglomerações”, declarou.
Alethea informou que a venda de bebidas alcóolicas na cidade é permitida só até às 20h, e o funcionamento do comércio em geral até às 21. “Mas, os estabelecimentos dessa região onde ocorrem os fluxos funcionavam durante toda a madrugada”, destacou. Ela disse que as ações para fiscalizar o funcionamento do comércio estão sendo realizadas desde janeiro, em conjunto com a Vigilância em Saúde e a GCM, mas com o contingente grande como a desta semana só ocorreu no Carnaval. “Desde o início do ano nós estamos fazendo ações, que apelidamos de ‘ações Covid-19’, para checar se as restrições do Plano SP estão sendo respeitadas pelo comércio em geral, e também para inibir aglomerações. Só que desta vez fizemos uma operação maior, com o apoio também da PM, para coibir os fluxos”.

De acordo com o balanço divulgado pela Prefeitura de Ubatuba, foram vistoriados nos dois dias de fiscalização no entono da rua Salvador Corrêa e da avenida Iperoig 35 estabelecimentos comerciais, entre restaurantes, barzinhos, quiosques e adegas. Apenas i2 deles fecharam no horário determinado pelo plano estadual.
“As equipes notificaram 23 estabelecimentos, multaram quatro deles por perturbação do sossego e interditaram três adegas, uma na rua Salvador Correa, outra na avenida Rio Grande do Sul e a terceira na Avenida Professor Thomas Galhardo. As três foram lacradas porque já haviam sido notificadas em operações anteriores e continuaram desrespeitando as restrições do Plano SP”, declarou a secretária.
A comandante da Guarda Civil Municipal disse que os agentes públicos trabalharam na região central durante 6h, em cada dia de fiscalização. “Começamos os trabalhos às 20h e só encerramos às 4h da manhã do dia seguinte, e conseguimos dispersar os frequentadores desses eventos. Para evitar que as pessoas retornassem após a operação, deixamos nesses locais viaturas da GCM”, afirmou. Ela informou que a Secretaria de Segurança decidiu organizar a ação após receber inúmeras denúncias de aglomerações na área central, que ocorrem entre o final da noite e a madrugadas durante os finais de semana. As queixas dos moradores da cidade eram feitas pelos telefones 153, da GCM, e 190, da PM.
“O fluxo está virando moda entre os jovens e, por isso, decidimos fazer essa grande operação para coibir esses encontros. Se a gente não agir, esses jovens ficam a madrugada toda ocupando as vias públicas, bebendo e fazendo baderna”, frisou a comandante da GCM. Ela disse que a ação obteve um resultado muito satisfatório. “Não foi registrado nenhum incidente grave e fizemos muitas autuações. O resultado do bom trabalho foi reconhecido pela sociedade. Os moradores da rua Salvador Correa, por exemplo, nos elogiaram e agradeceram o nosso serviço”.
Segundo a comandante Patrícia, durante a operação os GCMs autuaram 73 veículos que estavam estacionados em locais proibidos. Ela informou que uma equipe da corporação registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia central de Ubatuba apenas contra um comerciante da rua Salvador Correa que desacatou os agentes de segurança.
A comandante da CGM adiantou que uma nova operação para combater o fluxo será realizada novamente no próximo final de semana na região central. Ele disse que, apesar do sucesso da ação da semana passada, a corporação tem informações de que na madrugada de sábado para domingo, após os agentes dispersarem o fluxo da rua Salvador Corrêa e da avenida Iperoig, um grupo de jovens formou uma nova aglomeração em um ponto mais afastado da Iperoig. “Eles se aglomeraram em um trecho da avenida que não havia barreiras proibindo o estacionamento. Por isso, no próximo fim de semana vamos ampliar a área de ação para toda extensão da Iperoig, para não permitir novas aglomerações”, afirmou a inspetora Patrícia.




Comentários