Ouvidoria da Saúde tem aumento nos números de elogios
- caicaraexpressao

- 1 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

O número de elogios recebidos pela Ouvidoria da Saúde de São Sebastião durante o primeiro quadrimestre de 2023 se aproxima da quantidade registrada durante todo o ano de 2022. É o que demonstra levantamento feito pela Diretoria de Atenção Básica da Prefeitura.
Segundo a Secretaria de Saúde (SESAU), no ano passado, os usuários registraram, espontaneamente, 68 elogios na Ouvidoria, sendo 44 direcionados à Atenção Básica. Já nos quatro primeiros meses deste ano, o número total de elogios recebidos foi de 62, e desse total, 41 voltados às Unidades de Saúde da Família.
O diretor de Atenção Básica, Paulo Henrique Ribeiro Santana, destaca a evolução registrada pela equipe da USF do Morro do Abrigo, que era uma das que mais recebia reclamações via Ouvidoria, já que o número de habitantes cadastrados estava muito acima do estabelecido pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).
“Com o credenciamento e implantação da USF São Francisco e a divisão dos atendimentos dos usuários por duas equipes, o cenário se inverteu, e passamos a receber muitos elogios”, conta o diretor. Em 2023, até o momento, a unidade já recebeu 18 elogios espontâneos dos usuários.
Entre os motivos dos elogios estão o profissionalismo de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), atendimento geral da unidade, “equipe prestativa e comprometida”, “profissionais extraordinários que exercem a profissão por amor”, entre outros.
Paulo Henrique também destaca o baixo número de reclamações direcionadas à Diretoria de Atenção Básica no primeiro quadrimestre. “Neste período, tivemos mais de 44 mil atendimentos em nossas USFs, e apenas 83 pessoas registraram queixas, ou seja, menos de 0,2% demonstraram alguma insatisfação”, diz.
Entre as ações adotadas pelo município que impactaram positivamente no atendimento à população, destacadas pelo diretor, com consequente baixo número de reclamações e crescimento no registro de elogios, estão:
· implantação de novas equipes de Saúde da Família: Cambury II, São Francisco e Paúba;
· ampliação dos Recursos Humanos (RH) com a convocação de aprovados em concurso;
· capacitação e treinamento dos recepcionistas;
· reforma das Unidades de Saúde da Família;
· informatização e implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC);
· aquisição de novos equipamentos médicos.




Comentários