"Rota das Quermesses" reúne festas populares gastronomia e religiosidade
- caicaraexpressao
- há 5 minutos
- 3 min de leitura

O município, que já é reconhecido por suas festas populares e celebrações religiosas tradicionais, agora apresenta a "Rota das Quermesses", uma iniciativa que reúne os eventos em um único circuito temático.
A proposta une décadas de tradição em um novo eixo do turismo local, que valoriza a cultura comunitária, a gastronomia regional e a religiosidade. Com isso, Caraguatatuba amplia o calendário turístico. As festividades incluem shows, danças típicas, comidas regionais e programação para todos os públicos.
A agenda teve início em abril e segue pelos próximos meses, com eventos como a Festa do Divino Espírito Santo e a Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade.
A Festa do Divino Espírito Santo é uma das principais celebrações religiosas de Caraguatatuba e faz parte da "Rota das Quermesses". Realizada na Catedral do Divino, no bairro Indaiá, a festa iniciou em 25 de abril e vai até 25 de maio.
A programação inclui cerimônias religiosas e atrações culturais, como o prato típico afogado. Além das missas e procissões, o evento conta com apresentações de congadas, moçambiques, folias do Divino, maracatu e orquestra de viola.
O auge da festa será no dia 25 de maio, com a Cavalgada do Divino, que parte da Praça da Cultura e percorre as ruas da cidade. No mesmo dia, há o tradicional almoço com afogado e apresentações culturais, com encerramento marcado pela Missa e procissão no bairro Indaiá.
A "Rota das Quermesses" segue também durante os meses de maio e junho. De 2 a 11 de maio, é realizada a Festa da Paróquia Nossa Senhora da Visitação, evento considerado a abertura oficial da temporada, com pratos típicos e música tradicional.
A Festa de Santo Antônio começa em 25 de maio e vai até 29 de junho, com barracas de comida, danças folclóricas, leilões e outras atrações. O evento, que homenageia o padroeiro da cidade, tem programação especial em todo dia 13, quando fiéis participam da Caminhada de Fé do Santuário de Santo Antônio até o Morro Santo Antônio.
No dia 8 de junho, é realizada a Missa Campal, seguida, em 13 de junho, do tradicional Casamento Comunitário e distribuição do Bolo de Santo Antônio. Já no dia 15, será a Corrida do Padroeiro.
As quermesses também preservam a cultura caiçara, com pratos como peixe assado na brasa, tapioca e torta de afogado. Esses pratos, feitos com ingredientes locais, conferem identidade gastronômica às festas. Entre eles, o destaque é o bolinho caipira, símbolo da identidade local.
A programação de junho inclui ainda a Festa de São João Batista, de 6 a 29 de junho, com fogueiras, quadrilhas e comidas típicas. Nos dias 28 e 29, é realizada a Festa de São Pedro Pescador, que celebra a pesca e a cultura caiçara com missas, procissões marítimas e barracas de frutos do mar.
A "Rota das Quermesses" é um dos eventos destaques do Governo Municipal e das paróquias locais. As festas são organizadas por moradores, paróquias ou associações, com arrecadação de fundos voltada a melhorias comunitárias. É previsto que tenham festividades até o mês de agosto. Confira.
Calendário da Rota das Quermesses
Festa do Divino Espírito Santo: 25 de abril a 25 de maio
Festa da Paróquia Nossa Senhora da Visitação: 2 a 11 de maio
Festa de Santo Antônio: 25 de maio a 29 de junho
08 de junho: Missa Campal
13 de junho: Casamento Comunitário e Bolo de Santo Antônio
15 de junho: Corrida do Padroeiro
Festa de São João Batista: 6 a 29 de junho
Festa de São Pedro Pescador: 28 a 29 de junho
Festa da Paróquia Santa Terezinha: 4 a 27 de julho
Festa da Paróquia Nossa Senhora da Glória: 11 de julho a 3 de agosto
Caraguatatuba é destino para todos
Além das festas religiosas, a cidade também recebe atrações como o Festival Jazz e Vinhos, realizado entre os dias 5 e 8 de junho, e eventos esportivos, que enriquecem a agenda com o Circuito Mares, nos dias 7 e 8 e Haka Race de 19 a 22. No dia 22, atletas encaram as águas no desafio da Maratona Aquática e Eco Man Run, na mesma data. Para aqueles que gostam da atividade de pesca, a tradição se mantém com a Prova de Pesca Dona Vilma, que fecha o mês.
A cidade também vai receber os festivais que são herança cultural, como o Festival da Tainha de 9 a 13 de julho, no Entreposto de Pesca do Porto Novo e do Camarão, de 23 a 27 de julho, na Praça da Cultura. O calendário turístico embarca ainda mais atrações para o segundo semestre, em agosto tem Aloha Spirit de 8 a 10 e XTerra do dia 15 a 17. Mais eventos podem ser conferido em https://www.caragua.tur.br/eventos.
Comments