São Sebastião certifica mais de 100 alunos do programa ‘Cozinha que Transforma’
- caicaraexpressao

- 8 de jul.
- 2 min de leitura

A Prefeitura de São Sebastião reforçou o compromisso com empreendedorismo e capacitação na última segunda-feira (7/7), quando realizou no Teatro Municipal, a formatura da primeira turma do programa “Cozinha que Transforma”, com a certificação de 102 alunos. A iniciativa, idealizada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social, Taiana Prado, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), representa um importante avanço nas ações de qualificação profissional e geração de renda no município, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento social e econômico.
Com foco em transformar talentos em oportunidades reais de trabalho, os cursos foram pensados como ferramentas de estímulo para novos negócios na cidade, especialmente no setor gastronômico, um dos que mais cresce no município.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Taiana Prado, esteve presente ativamente em todas as etapas do projeto, deixando sua marca de sensibilidade e competência na condução das ações. Sua proposta é clara: abrir caminhos com empatia, afeto e inovação, valorizando a força do empreendedorismo local.
“Nosso objetivo é incentivar o protagonismo de quem sonha com um futuro melhor e luta todos os dias para recomeçar. Queremos abrir portas, despertar talentos e mostrar que é possível transformar habilidade em renda, e esperança em realização. Cada curso é uma semente de transformação. Capacitar é cuidar, é acreditar, é transformar vidas com amor e oportunidade”, afirma Taiana Prado.

Os cursos foram ministrados por dois grandes nomes da gastronomia local: a renomada confeiteira Simone Zaranise, proprietária da Macarons Glace, que compartilhou técnicas aplicadas de confeitaria, e o chef caiçara Terence Anderson, que conduziu um workshop especial sobre culinária caiçara, promovendo a valorização dos pratos tradicionais.
Toda a formação foi oferecida de forma 100% voluntária pelos chefs, um exemplo de parceria eficaz entre sociedade e gestão pública. Os peixes utilizados no workshop foram doados pela comunidade pesqueira, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semam).
O curso de confeitaria, além de oferecer capacitação técnica de qualidade, também proporcionou às alunas a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam. Como resultado, os doces e preparos desenvolvidos ao longo das aulas estarão à venda durante o Arraiá Caiçara, que será realizado de 11 a 20 de julho, das 17h às 23h, na Rua da Praia. Todo valor será convertido em prol das famílias em vulnerabilidade social.
A gestão do prefeito Reinaldinho Moreira tem se destacado pelo compromisso com uma administração que alia responsabilidade fiscal, desenvolvimento social e visão de futuro. Em um cenário de desafios, São Sebastião tem avançado com políticas públicas eficazes que chegam à população com sensibilidade e resultados.
“Capacitar é uma das formas mais transformadoras de cuidar das pessoas. Nossa gestão acredita que oferecer conhecimento é abrir portas para um futuro com mais dignidade, geração de renda e protagonismo. O ‘Cozinha que Transforma’ é um exemplo de como podemos unir sensibilidade social, eficiência e parceria para entregar resultados reais à população. Taiana tem conduzido o Fundo Social com dedicação, sensibilidade e afeto, fortalecendo uma gestão que realmente chega até quem mais precisa”, afirmou o prefeito.
A formatura do ‘Cozinha que Transforma’ reafirma o papel do Fundo Social como protagonista na promoção de oportunidades reais. A Prefeitura de São Sebastião segue investindo em projetos que geram autonomia, renda e dignidade para quem mais precisa.




Comentários