top of page

São Sebastião registra crescimento no empreendedorismo em 2025, com saldo positivo de 556 novas empresas


Em um cenário regional de ajustes sazonais e transição administrativa, São Sebastião demonstra resiliência e vitalidade econômica, com destaque para o fortalecimento do empreendedorismo local. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes a 2025 mostram que, embora o mercado formal de trabalho tenha sentido os efeitos da sazonalidade típica da região e do decreto de contenção de gastos, a cidade registrou um saldo positivo de 556 novas empresas, resultado da abertura de 1.082 negócios contra o encerramento de 526. 


O movimento reflete uma tendência nacional de valorização do empreendedorismo, com ênfase nos Microempreendedores Individuais (MEIs).  863 MEIs foram abertos, contra 391 encerrados, gerando um saldo de mais 472 microempreendedores na cidade. Esse crescimento evidencia que São Sebastião está em sintonia com as novas dinâmicas econômicas, onde parte da força de trabalho migra para a autonomia, impulsionada por políticas municipais de desburocratização e apoio ao pequeno negócio. 


Rafael Siqueira, diretor de Emprego e Renda na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, reforçou que mesmo com a queda em postos de trabalhos formais na cidade, o município teve um saldo positivo com novos empreendedores e empreendimentos. “Sabemos que são esses empreendedores que movem o país e em São Sebastião não é diferente, o desenvolvimento econômico vem acompanhando esse crescimento”.


Esta também é a avaliação do prefeito Reinaldinho Moreira. “Estamos trabalhando para transformar São Sebastião em uma cidade de oportunidades. A retomada das obras estratégicas nos próximos meses e a ampliação da contratação de mão de obra pela prefeitura serão decisivas para reequilibrar esses números, fortalecendo tanto o emprego formal quanto o empreendedorismo. Este é só o começo de uma gestão que prioriza o desenvolvimento econômico com responsabilidade”, explicou o prefeito Reinaldinho Moreira.


Ele ainda destacou que a Prefeitura reforça seu compromisso com a geração de oportunidades, equilibrando a responsabilidade fiscal com medidas que estimulem o emprego formal e o empreendedorismo, pilares para o desenvolvimento sustentável de São Sebastião.

Comentarios


Post: Blog2_Post
icon_Prancheta 1.png

©2021 Expressão Caiçara. Todos os direitos reservados

bottom of page