A Prefeitura de Ubatuba entregou a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sertão da Quina e Maranduba. A cerimônia realizada na última quarta-feira (3) foi marcada pela emoção de moradores que aguardavam há mais de 11 anos por esse equipamento público essencial.
Nesse período em que o prédio passou por um processo de abandono e absoluta deterioração, o atendimento era feito em imóveis alugados sem as condições ideais para serviços de saúde.
A prefeita Flavia Pascoal assumiu o compromisso com a população da região, no início do seu mandato, de construir uma UBS no local onde estava prevista a construção de uma UPA, que foi abandonada nas gestões anteriores. Ela ressaltou a importância do planejamento e da seriedade com que as etapas da construção foram cumpridas.
“Desde 2013 as obras dessa unidade de saúde estavam paralisadas por conta do descaso de governos anteriores. O espaço foi tomado por viciados em drogas e a consequente violência que isso traz. A revitalização foi definida logo no início da nossa administração, em 2021, quando foram realizados todos os trâmites burocráticos, como realização de audiência pública para o início das obras. A cidade corria o risco de ser obrigada a devolver ao Governo Federal nada menos do que R$ 1,5 milhão disponibilizado para ações destinadas à saúde”, afirmou.
Reconhecimento e homenagem
A UBS Sertão da Quina e Maranduba recebeu o nome de Izabel Félix dos Santos Pedroso, primeira funcionária da saúde a atuar no bairro e cuja dedicação, conhecimento e respeito aos usuários marcou fortemente a comunidade local. Ela se aposentou em julho de 1997. A filha dela, Elisangela Pedroso, disse que a homenagem é justa e merecida e que "a mãe, com certeza, está muito feliz, onde ela estiver, assim como toda a nossa família". Ela pediu aos funcionários da saúde que sigam o exemplo deixado por Izabel.
Econômica nas palavras, Elisangela não escondeu a emoção e a gratidão pelos intensos aplausos que se seguiram ao curto agradecimento. O nome de Izabel Félix dos Santos Pedroso foi relembrado nos discursos de quase todas as pessoas que fizeram uso da palavra, como ex-secretários da Saúde, dirigentes do setor e demais funcionários da unidade.
Planejamento e transparência
A prefeita Flavia Pascoal destacou o comprometimento da equipe de colaboradores mais próximos na estruturação do projeto, sempre com respeito ao dinheiro público e visando oferecer um atendimento à saúde com a máxima qualidade. "As obras de construção dessa UBS ficaram paradas por quase 15 anos por descaso de gestões municipais anteriores. Quando assumimos a Prefeitura de Ubatuba, a Secretaria da Saúde era uma confusão. Nós organizamos os setores. Para se ter uma ideia, o setor de obras e manutenção não oferecia espaço adequado para técnicos e engenheiros trabalharem. Colocamos as coisas no lugar e aí está um dos resultados".
Outro aspecto citado pela prefeita foi a calamidade encontrada no início da sua gestão. Havia atraso sistemático de pagamentos a empresas fornecedoras por seis, até oito meses. Segundo Flavia Pascoal, isso dificultava a competitividade das empresas criando um clima de desconfiança para realização de negócios com a municipalidade. "Essas dificuldades foram superadas e a credibilidade da Prefeitura resgatada. A entrega desta UBS é um dos resultados mais expressivos do que uma gestão séria consegue", celebra a prefeita, que tem no horizonte a entrega da Unidade de Saúde Maranduba, um investimento de R$ 2 milhões, que já está em andamento.
Atendimento efetivo
A diretora da unidade, Josinéia Gomes Teixeira Prado disse que as portas da UBS Sertão da Quina e Maranduba estarão abertas para atenção primária à saúde, com duas equipes multidisciplinares, a do Sertão da Quina e a de Maranduba, cada uma com cerca de 15 profissionais entre enfermeiros, médicos e agentes comunitários de saúde. As instalações têm capacidade para receber mais uma equipe. Outra novidade muito comemorada é o serviço de odontologia.
A região tem um público estimado em cerca de 7.200 pessoas, sem levar em conta o fluxo de turismo, que pode aumentar bastante a quantidade de atendimentos. A UBS começa a receber a população já nesta semana. A unidade está localizada na rua Antônio Cruz Amorim, nº 1200, Sertão da Quina.
Os 944,57 m² de área construída abrigam: 6 consultórios, sendo 2 com banheiros acessíveis, recepção, sala de espera, 6 banheiros acessíveis, sala de curativo, sala de vacina, sala de coleta, sala de procedimentos, sala para duas equipes de odontologia, farmácia, além de salas de esterilização, almoxarifado, administrativa e de Agente Comunitário de Saúde.
Comments